domingo, 20 de outubro de 2013

Tenha uma boa referência profissional


Hoje é dia de contar um pouquinho como funciona um processo seletivo nos bastidores. Sabe aquele momento onde o gestor já definiu com o RH o candidato e antes de fazer aquela ligação para contar que você foi o(a) escolhido(a), algumas empresas praticam um processo chamado Referência Profissional.

Essas empresas adotam esse processo no final com o candidato escolhido ou até mesmo com os 3 finalistas. Consultorias também muitas vezes já oferecem esse processo no pacote para a empresa.



Mas qual o motivo levam as empresas a pedirem referências dos seus possíveis futuros empregados?

Em busca de cada vez mais tentar fazer um processo seletivo assertivo, as empresas buscam querer saber mais sobre a conduta dos profissionais, e ninguém melhor para falar sobre isso do que os antigos gestores ou colegas de trabalho. 

E o que normalmente se pergunta nesse caso?

Alguns exemplos...

- MOTIVO DA SAÍDA:
As empresas querem verificar o motivo da saída do candidato na visão da empresa.

- ESTILO DE LIDERANÇA:
Se você era gestor, a ideia é entender como era o seu estilo de gestão.

- ALGO QUE DESABONASSE:
Também se pergunta se houve alguma conduta ética inadequada enquanto o funcionário estava trabalhando naquela empresa.

- VISÃO DA EMPRESA:
Se pergunta qual era a visão geral daquele profissional que está dando a referência sobre o candidato em questão.

E óbvio que se alguma competência é muito importante para a empresa contratante ou até mesmo alguma dúvida que não conseguiu esclarecer na entrevista, também pode ser ponto de verificação.

DICA IMPORTANTE:

Muitas vezes quem informa o nome das pessoas como referência profissional é você mesmo. Diante disso, cuidado com as pessoas que você relaciona. Parece fácil essa lista, pois é só indicar os amigos ou pessoas que tivemos um ótimo contato.

Mas..

Primeiro, verifique se a pessoa que quer colocar em sua lista de referências está disposto(a) a falar sobre você. 

E mais do que isso, pessoa melhor preparada para falar sobre você, é você mesmo, então, não deixe de verificar o que essa pessoa que seria sua aposta de referência diria sobre seu perfil profissional. É um ótimo momento para você prepará-la para uma possível ligação de um RH ou de uma Consultoria e claro já receber um feedback. Aproveite!

Ah, mas saiba, o outro lado também existe, por motivos de segurança da informação dos empregados, muitas empresas não passam e não autorizam seus líderes a dar referências sobre antigos colaboradores.
CERTIFIQUE-SE!

E você, tem boas referências profissionais? Já pensou nisso?

Se teve já alguma experiência, divida aqui conosco.

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário