É muito interessante como escutamos que o RH deve conhecer do negócio, pois isso o torna estratégico e que certamente irá ajudar a empresa no seu potencial produtivo e consequentemente em maior lucro.
Não discordo não!
Mas acho que isso tem sido um pouco distorcido por muitos profissionais de RH.
Veja se você concorda com isso...
Quanto mais você tem pessoas na sua organização entendendo do negócio, sabendo o que tem que ser feito e qual caminho a ser seguido, é bem provável que sua empresa será muito produtiva, não?
Mas meu ponto está exatamente no "saber o que tem que ser feito".
Ao profissional de RH, conhecer do negócio profundamente não basta! É preciso entender de PESSOAS.
Para mim não há coerência em conhecer o negócio e não saber como ter gestores...
- Preparados e altamente treinados para trazer as melhores pessoas, com o perfil correto para dentro de casa;
- Preparados para deixarem seus egos de lado e saberem que é preciso sim investir tempo para fazer uma BOA avaliação de performance, uma boa conversa de feedback e de desenvolvimento;
- Preparados para conhecerem qual a motivação de cada um de seus liderados e tentar dar o melhor para eles afim de os manterem motivados e rendendo sempre no seu máximo;
- Preparados para terem tempo para as pessoas das suas equipes e não ficarem trancados em salas de reunião o dia todo e quase parecerem uma entidade - LIDERANÇA;
- Preparados para entender sim os diversos sistemas que precisam ser acessados por eles e não pelas suas secretárias;
- Preparados para simplesmente serem líderes de pessoas e não apenas do negócio que tocam.
E preparados para muitas outras coisas, sim!
Isso tudo faz parte do papel de um líder. É por isso que o líder ganha mais, tem um plano de saúde diferente, algumas empresas dão melhores benefícios, carro, etc.
Então, precisamos lembrar que quanto mais crescemos na carreira e assumimos cargos maiores dentro das empresas - não é só para conhecer o negócio melhor e ganhar mais - é para se dedicar mais as pessoas e a ajuda do RH para lhe tornar um excelente líder é fundamental.
Por isso, na minha visão, minha dica aos profissionais de RH é:
Existem áreas que vendem, outras que criam, as que produzem, que fazem controle de qualidade e talvez a sua, de RH - você está fazendo só a sua tarefa ou está ajudando o gestor a se tornar um líder de verdade?
Cuidado em ficar achando que basta conhecer do negócio, é preciso saber como fazer a organização toda gerir pessoas.
Um abraço e até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário