Outro dia estava em uma reunião e um dos participantes, que não era brasileiro, colocou a diversidade racial como uma fortaleza nas empresas brasileiras.
Ele tinha tudo para acreditar realmente nisso, afinal de contas a diversidade de raças é uma característica do brasileiro.
Porém, infelizmente essa tal diversidade ainda é muito pouco vista no mercado de trabalho, mesmo com as cotas raciais que já existem há mais de 10 anos no país.
Falar de negros em cargos executivos ainda é quase uma utopia e pesquisas, como a Ethos-Ibope, mostram que quando se fala de salário então, é quase que 30% menor. Mulher negra, puxa, mulher e negra, acaba sendo ainda mais constrangedor - é 30% menor com relação ao homem branco e a metade do rendimento da mulher branca.
Acho que nem precisava da introdução e dos números acima para notar que esse ainda é um grande problema em nosso país, não?
Nunca notou isso? Faço-lhe um convite:
Segunda feira, principalmente você, que trabalha em uma empresa multinacional grande, olhe para o lado e conte nos dedos quantos colegas negros você vê no seu andar. Não se preocupe, seus dez dedos serão mais do que suficientes!
Posso apostar contigo.
Bem, 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - Não basta ter consciência, é preciso ir e fazer além!
Um abraço e até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário