A Copa do Mundo finalmente acabou e pelo menos até que se comecem a pensar somente nas eleições, as empresas começam timidamente a preencher algumas posições que estavam abertas e consequentemente agendando entrevistas.
Será que o mercado aqueceu de novo? É o que muita gente espera!
E para ajudar nesse momento, hoje vim falar de seleção por competências.
O que de fato é esse raio de competências que todo mundo fala? Será que você está preparado para ela?
O que muitas pessoas, teóricos e buscas no google podem dizer, é que competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (famoso CHA) necessárias para que a pessoa desenvolva seus papeis e responsabilidades na organização.
Realmente isso seria muito bonito e simples de explicar, porém o que os selecionadores mais estão buscando mesmo é a sua capacidade de entrega.
Quando se fala de admissão, demissão, promoção, aumento salarial e etc., a pessoa é avaliada e analisada em função de sua capacidade de entrega para a empresa. Quando vamos fazer uma avaliação da performance do ano que passou, ou selecionar algum candidato para uma posição, além de verificar a experiência e formação, busca-se saber como ele atua de verdade, observando a maneira como entrega o trabalho e quais foram as grandes realizações.
Estou falando alguma mentira?
Vou tentar explicar melhor isso com um exemplo que ouvi do Joel Dutra, professor da USP e autor de vários livros sobre o tema:
Por exemplo - tenho dois funcionários em minha equipe com as mesmas funções e tarefas, que são remunerados e avaliados por esses parâmetros. Um deles, quando demandado para resolver um problema, traz a solução com muita eficiência e eficácia e é, portanto, uma pessoa muito valiosa. O outro não deixa o problema acontecer. Este é muito mais valioso, só que, na maioria das vezes, não é reconhecido pelo gestor ou pela organização.
É muito comum e até hoje, avaliarmos as pessoas pelo que fazem, e é dessa forma que intuitivamente, valorizamos as pessoas, por seus atos e realizações e não pela descrição formal de suas funções ou atividades.
Diante disso, as entrevistas em geral, sempre estão investigando a maneira como você entrega e quais foram suas grandes realizações, isso tudo, no meio de todas aquelas perguntas que são feitas pelos selecionadores.
Por isso, fique atento, e vá sempre preparado para dar exemplos de momentos que você realmente fez a diferença em suas experiências anteriores.
Veja aqui alguns bons exemplos de perguntas em seleções por competências:
- De um exemplo de um momento quando você viu uma oportunidade, tomou controle da situação e resolveu você mesmo.
- Descreva um momento crítico que você gerenciou e bem.
- Descreva um momento que você se deparou com um conflito.
E tem muito mais...
Mas lembre-se, sempre que se deparar com alguma pergunta assim, não tenha medo de pedir para pensar antes de responder, o importante é que você traga sempre bons exemplos.
Já participou de alguma entrevista assim? O que achou? Conta para nós. ;-)
Um abraço e até a próxima...
Foto: google
Nenhum comentário:
Postar um comentário