sábado, 10 de agosto de 2013

Headhunter me ligou e estou no trabalho! E agora?


Você está no trabalho, na sua mesa, ou até mesmo na frente do seu chefe. Seu telefone toca, você atende, e aquela tão sonhada ligação acontece em um momento que você não pode falar.


E agora, o que fazer?



Segue algumas sugestões para você:



Bem, primeiro de tudo lembre-se, a partir do momento que você atender o telefone, o headhunter já está te analisando. Então, postura, maturidade é muito importante desde então.



Deixe claro para a pessoa, que você não pode falar naquele momento e peça educadamente o nome e o telefone de contato para que você retorne tão logo você não esteja mais no ambiente de trabalho. Isso mesmo, não cai muito bem você retornar esse tipo de ligação dentro de seu local de trabalho. Você pode estar sozinho em uma sala de reuniões e pode ser surpreendido até mesmo pelo seu chefe.



Outra opção, é informar se a pessoa se importa em retornar a ligação em um outro horário e você pode informar o melhor horário para você.



Quando retornar a ligação, verifique se a oportunidade tem mesmo o perfil da posição que você está buscando. Prepare-se para responder algumas perguntas de praxe:



- Que empresa está trabalhando atualmente?



- O que está buscando?



- Por qual motivo está querendo sair do seu emprego atual?



- Qual é o seu pacote de remuneração?



- Qual sua pretensão salarial para um novo desafio?



- Você pode me falar um pouco sobre sua trajetória profissional?


Não deixe também de fazer perguntas que para você são pertinentes e BOA SORTE!



E você, tem alguma outra sugestão para dividir aqui conosco?



Conta para nós...




Um abraço e até a próxima...

Você espera a sua empresa te desenvolver?


Um amigo e leitor me escreveu sugerindo que eu escrevesse aqui sobre empresas que incentivam o auto-desenvolvimento e promovem o desenvolvimento, principalmente dos que estão há pouco tempo em cargos de gestão.


Bem, para mim, acredito que ambas as coisas são importantes: tanto cada um pensar em seu próprio desenvolvimento, como as empresas também pensarem em desenvolver as pessoas. Entrando ainda no assunto gestão, o ideal é que a empresa vá formando seus funcionários para que no futuro assumam papéis de liderança pelo menos com o mínimo de preparo. Mas e se isso não acontece? Então corra, pois muitas pessoas sofrem e muito quando passam de uma posição de Gerenciamento Individual para Gerenciamento de Outros.



Gosto muito de uma frase:


“Talvez o resultado mais valioso de toda a educação seja a capacidade de levá-lo a fazer o que deve ser feito, quando deve ser feito, queira você ou não; esta é a primeira lição a aprender; e... talvez o último ensinamento que se aprende em sua plenitude – a grande finalidade da vida não é o conhecimento, mas a ação.”

(HUXLEY apud STEWART, 2002)


Os investimentos das organizações devem sempre ser focados tanto na formação de competências do capital humano quanto em capitais físicos.



Toda organização é formada pelos seus colaboradores. No entanto, o maior desafio das empresas hoje é conseguir formar boas equipes, quanto mais formar equipes de alto desempenho.



Formar equipes com conhecimento, habilidades e atitudes específicas para cada posição da organização, é o mínimo que as empresas precisam para que todos possam cumprir as tarefas exigidas e também pensar estrategicamente sobre os destinos da organização.



A diferença do valor de uma empresa está com certeza em seus ativos intelectuais como as marcas e patentes, profissionais especializados, inovação de produtos, etc. Isso pode ser claramente percebido quando uma empresa é comprada e o valor de venda dela é muito maior que simplesmente seu valor de mercado.



O valor do conhecimento não é nenhuma novidade. Porém, as empresas ainda não se dedicam e não colocam foco na gestão do conhecimento. Isso ainda está longe de se tornar algo que as empresas priorizam em seus planejamentos estratégicos e principalmente acreditam que pode ser os grandes impulsionadores da formação de equipes e o compartilhamento da visão na empresa.



Por isso que acredito que formular uma estratégia com base na gestão de pessoas é fundamental, e as empresas precisam se concentrar no desenvolvimento de capacidades e competências essenciais em longo prazo, pois essas que são encarregadas de criar o diferencial competitivo.



Enquanto isso não estiver vivo na estratégia das organizações, custos desnecessários serão gerados, áreas de recursos humanos continuarão apagando incêndios, líderes terão dificuldade de se tornarem grandes líderes e resultados serão sempre difíceis de serem atingidos em anos de crises mundiais.



O melhor e cada vez mais em voga é o auto-desenvolvimento. Não se pode esperar que apenas as empresas invistam em suas capacidades e competências. E como sabemos também, conhecimento nunca é demais, quanto mais você investe em você, melhor você fica e consequentemente mais valioso você fica no mercado.



E aí, vai ficar esperando apenas a sua empresa desenvolver você?



Um abraço e até a próxima...





sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trainee Johnson & Johnson


Chegou a vez do Programa Trainee da Johnson e Johnson. Dia 25/08 encerram-se as inscrições para o programa.
Conheça um pouco mais aqui da empresa e o que ela está oferecendo para seus futuro trainees. Nada melhor que conhecer a empresa e não deixar apenas que você seja o escolhido.

Um abraço e até a próxima...

A EMPRESA

Nós da Johnson & Johnson acreditamos que quando você escolhe iniciar sua carreira em uma empresa com valores que te inspiram, você está fazendo a diferença! E essa diferença não é só na sua vida, é na dos 118 mil funcionários e na de 1 bilhão de pessoas beneficiadas por dia pelos nossos produtos, inovações e ações de responsabilidade social. 

Quer ver na prática a diferença que você faz? Inscreva-se no processo e seja um apoiador oficial das nossas ações de Inovação, Paixão e Humanidade. Veja a diferença que cada inscrito faz acompanhando os nossos diferenciômetros! Participe do primeiro processo seletivo de trainee realmente co-criado com você! 

Você apoia as nossas ações, nós apoiamos a sua escolha em como quer ser avaliado na primeira etapa presencial desse processo! É a nossa forma de dizer muito obrigada por acreditar na nossa história!


INSCRIÇÕES

Até dia 25/08/2013

PRÉ-REQUISITOS


  • Conclusão da Graduação entre Dez/11 a Dez/13 (algumas áreas exigem cursos específicos);
  • Inglês a partir de avançado (oral, escrita e leitura);
  • Espanhol será considerado um diferencial;
  • Disponibilidade para residir nos locais das vagas.
* Atender aos pré-requisitos divulgados não garante a sua aprovação para a próxima fase. Será realizada uma análise do perfil de cada candidato, levando em consideração diversas necessidades do programa, além das especificações de cada vaga
ETAPAS

  • Inscrições: 22 de julho a 25 de agosto 
  • Facebook: Co-criação (22 de julho a 25 de agosto) da primeira etapa presencial 
  • Etapa Online: FIT Challenge (agosto e setembro) 
  • Etapa Presencial: Setembro
  • Teste Oral Inglês: Setembro e Outubro
  • Board Game: Novembro
  • Admissão: Dezembro
* A atividade de Co-criação é uma etapa opcional e não avaliativa.



BENEFÍCIOS

  • Salário Compatível ao mercado;
  • Assistência Médica ;
  • Seguro de Vida e acidentes pessoais;
  • Previdência Privada;
  • Cooperativa de Crédito;
  • Estacionamento;
  • Bônus anual atrelado à performance individual e da companhia;
  • Convênio Odontológico – Uniodonto;
  • Descontos em produtos J&J (lojinha).







A cara jovem do RH (2003)

Em setembro de 2003, dei uma entrevista para a revista Canal RH. Mais engraçado ainda foi que anos depois, uma das pessoas (Carla Merlina) que também foram entrevistadas nessa reportagem começou a trabalhar comigo em uma das empresas que passei.

Foi super engraçado!

Beijo Carlinha! Segue aí nossa reportagem para matarmos a saudade!

Um abraço e até a próxima...


Se tudo der certo, o recém-formado administrador de empresas Paulo Cezar Moreno terá mais um diploma para exibir em meados do ano que vem: o de pós-graduação em recursos humanos da Faap, em São Paulo. Aos 24 anos, Moreno faz parte de um contingente de jovens egressos dos cursos de administração espalhados pelo País que sonham fazer carreira em RH. Uma característica comum, que une esses novos profissionais, é que a maioria gosta de lidar com pessoas e deseja ajudá-las a se desenvolver individual e profissionalmente.



“Fiquei ainda mais apaixonado pela área quando passei a ter contato direto com
os funcionários”, diz Moreno, que atualmente é consultor em recursos humanos da Sony, onde trabalha desde 1999. A possibilidade de um dia se tornar um agente de mudança do RH, segundo ele, o levou a optar pela profissão. “Antes de conseguir entrar na Sony, trabalhei numa empresa em que se impunham certas regras sem antes conversar com o pessoal interno”, lembra. “Eu não achava aquilo certo e acabei indo embora.” Sobre o futuro, ele revela seus planos: assumir um dia a cadeira de diretor de RH numa grande empresa e dar aulas na universidade. Ou seja, ter uma carreira bem-sucedida, sem perder o contato com o mundo acadêmico.

Para a psicóloga Regina Gonçalves, consultora em recursos humanos das Faculdades Hoyler – a primeira faculdade de administração com ênfase em RH da América Latina – a grande motivação dos jovens para seguir carreira na área é o prazer de trabalhar com pessoas, e para pessoas. De acordo com especialistas, porém, o importante mesmo é ter consciência do verdadeiro papel que o RH exerce nas organizações. “Esse é o grande desafio”, salienta Rubens Gimael, diretor da NeoConsulting. Em sua opinião, para ser um bom profissional de recursos humanos é preciso reconhecer a necessidade de alinhar seu trabalho às estratégias de negócio da companhia. “Só assim a pessoa irá conseguir de fato servir bem, e não apenas ter a visão de que poderá realizar seu trabalho a contento por gostar de gente.”

Analista de RH na Gedas do Brasil, empresa coligada da Volkswagen, Dominique Rodrigues da Costa, de 23 anos, tem percebido isto no seu dia-a-dia de trabalho. E, categórica, acrescenta: “Com o apoio da diretoria, fica mais fácil se firmar como um setor estratégico e garantir credibilidade junto aos funcionários.” Dominique debutou no RH há mais de quatro anos, quando fez estágio na área, numa multinacional do setor de telecomunicações. De lá para cá, passou por mais três empresas - e até hoje agradece aos vários chefes que teve por tudo que lhe ensinaram.

A experiência abriu seus horizontes. Tanto que ela já está pensando em fazer uma especialização em comunicação interna no ano que vem, o que considera uma ferramenta valiosa para motivar os funcionários e alcançar os objetivos propostos pela organização. Até dezembro, Dominique termina sua pós-graduação de Gestão em RH na Fecap, em São Paulo. No futuro, também pretende fazer um curso de mestrado e lecionar.

FOCO NAS PESSOAS
Conforme explica o professor Nemias Mota, das Faculdades Hoyler, o aumento do interesse pela área de RH é fruto da onda de valorização das pessoas que atingiu em cheio as empresas na última década. De olho neste movimento, Sílvia Andrea Guilherme, de 24 anos, pretende focar sua carreira na questão da qualidade de vida. Analista de recursos humanos da Procwork, uma consultoria em informática, e prestes a concluir a pós-graduação em Gestão de RH e Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista, ela acredita que investir nisso “não só ajuda a melhorar o rendimento dos funcionários, como também o ambiente de trabalho”.

Fã de carteirinha do processo de coaching, a consultora autônoma de RH Carla Merlina, de 27 anos, entende que sua verdadeira vocação é “ajudar as pessoas a descobrirem suas potencialidades”. E, por tabela, ajudar a si mesma. Desde que entrou na Marcondes & Consultores Associados, empresa especializada em desenvolvimento de pessoas, Carla vem apostando todas as fichas em seu crescimento profissional. O primeiro grande passo nesse sentido foi concluir recentemente o MBA em recursos humanos na USP.

Fonte: A cara jovem do RH - Canal RH

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Programa Trainee - Itaú Unibanco

A partir de hoje, além de continuar com as minhas publicações, vou também postar informações sobre Programas de Trainees, Estágios e etc, que estiverem abertos no mercado.

O intuito é ajudar você jovem que quer iniciar sua carreira e tem dúvidas de qual a melhor empresa se inscrever, como se portar em uma dinâmica de grupo, o que dizer em um processo seletivo de trainee e tudo mais.

A ideia é abrir o fórum aqui no Blog para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

E hoje, como o Programa de Trainee do Itaú está quase acabando o prazo das inscrições, colhi algumas informações aqui para te ajudar a entender um pouquinho mais desse programa e também da empresa.




Programa de Trainee: Itaú Unibanco
Inscrições até: 12/08/2013
Duração: 16 meses
Pré-requisitos: Graduação entre dez/11 e dez/13, inglês avançado, disponibilidade para morar na cidade de São Paulo e Formação em Exatas ou Humanas
Link para inscrições: Trainee Itaú Unibanco



Estrutura do Programa:

O programa Trainee Itaú Unibanco tem como objetivo atrair e desenvolver de forma acelerada jovens talentos, transformando o alto potencial em performance diferenciada.

Uma das novidades é que este ano o Programa terá duração de 16 meses, dividos em 3 macro-etapas de desenvolvimento: Integração, Generalista e Especialista:

Integração: Após receber as boas vindas, durante um mês você obterá uma visão sistêmica do banco, além de ter treinamentos com uma das melhores escolas de negócios do país.

Generalista: Durante 6 meses você fará job rotation para conhecer a área executiva que atuará, participará de projetos e conhecerá processos-chave. E também fortalecerá sua rede de relacionamentos. Tudo isso ainda é norteado por um plano de atividades com objetivos de aprendizagem e entregas definidas.

Especialista: Nos demais 9 meses você atuará na sua área de alocação final com responsabilidade e metas pré-estabelecidas.

Outras atividades ao longo do programa:
  • Possibilidade de experiência internacional para complementar a formação
  • Treinamentos comportamentais e de negócios
  • Fóruns de discussão para aprimorar o comportamento no ambiente de negócios
  • Debates com a liderança do banco
  • Participação em projetos sociais
  • Programa de Mentoring: em sessões mensais, durante um ano, um executivo do banco apoia o processo de aprendizagem


Após o término do programa, ofereceremos aos trainees com performance diferenciada um programa de coaching estruturado.

Etapas:

Etapas online:
  • Inscrições e triagem de currículos
  • Teste online: inglês, raciocínio lógico e game de aderência aos valores do Itaú Unibanco
E as etapas presenciais:
  • Oficinas em grupo
  • Painel e entrevista individual com gestores
  • Entrevista final com diretores e/ou vice-presidentes
Remuneração e Benefícios:

  • Remuneração alinhada às práticas de mercado
  • Participação nos lucros
  • Seguro de Vida
  • Assistência médica e odontológica
  • Plano de Previdência Privada
  • Vale-alimentação
  • Vale-Refeição


Fonte: Site oficial Itaú Unibanco

E aí? Já se inscreveu? Conta aqui...

Um abraço e até a próxima...




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Condutas inesperadas



Diante do sucesso das leituras do post Ética nas Organizações, gostaria de continuar o assunto colocando um desafio para reflexão ainda sobre esse tema.



Você já se deparou com alguma dessas situações abaixo descritas? Qual foi sua percepção/postura diante da mesma?



O que as empresas precisariam fazer para inibir este tipo de conduta?


a) Empregar parentes e amigos na empresa; 

b) Competir por uma promoção usando comportamento individualista; 

c) Usar o tempo de expediente para realizar algum outro serviço não remunerado; 

d) Um chefe valer-se de sua posição para assédio sexual de subordinado(a); 

e) Anunciar produtos médicos, que raramente possam provocar efeitos colaterais, omitindo estes efeitos; 


f) Utilizar software pirata; 


g) Procurar obter informações sobre a vida privada dos empregados; 

h) Avaliar injustamente um subordinado, com medo de eventual competição; 

i) Um comprador da empresa aceitar um “presentinho” de um fornecedor; 


j) Um diretor pedir a um subordinado que lhe faça alguns serviços particulares;



k) Tirar xerox de um livro inteiro; 


l) Divulgar informações confidenciais da empresa em benefício próprio; 


m) Jogar um produto tóxico num rio que não abastece a cidade;

n) A sua par é amante do seu chefe.

Algumas podem ser constragedoras e não sabemos como agir, não? Outras, nem mesmo linhas de compliance conseguem resolver.

E aí, já se deparou com alguma dessas? Como a empresa fez? E você?

Conte para nós!



Um abraço e até a próxima...


Algumas da ideias das ações foram adaptadas do livro Administração: princípios e tendências - 2003