sábado, 1 de março de 2014

Diversidade dá lucro para as empresas?


Finalmente depois de quase 3 semanas o Google arrumou o problema e posso voltar a fazer os posts normalmente aqui.

Estava quase acreditando que o Google iria trabalhar só depois do Carnaval! UFA.

Bem, tudo resolvido e aproveito para pedir desculpas por não ter conseguido colocar mais posts antes para vocês.

E como o sistema voltou no Carnaval, nada melhor que escrever sobre um tema que é super comum nessa época do ano no país - a DIVERSIDADE!

Mas o que é diversidade?

Possivelmente, você certamente já ouviu falar no termo diversidade, que nada mais é que as diferenças entre as pessoas. Nas empresas, uma equipe diversa compreende funcionários de várias:

Raças

Gêneros

Idades

Habilidades físicas e cognitivas

Orientação sexual

Religiões

Diferentes estilos de corpo, etc.




Muitas empresas encorajam a diversidade porque sabem que prover a oportunidade de maneira igual para todos é o mais correto a se fazer. Com certeza essas empresas que já sabem o valor da diversidade, perceberam as vantagens competitivas na área de recrutamento e retenção - com o comprometimento dos funcionários, consequentemente com o aumento da produtividade e com uma inovação rentável.

Faz sentido isso, não? Não traria mais lucratividade para as empresas?

Você já parou para observar a sua área, a sua empresa como um todo? Quão diversa ela é? Ela dá oportunidade para todos? Ela tem em suas políticas e em seus valores reconhecer todos de maneira igual?

Para falar em diversidade, não se pode deixar de falar em inclusão e meritocracia (falarei mais sobre esses assuntos no próximo post).

Se você trabalha em recursos humanos, quantas vezes você já não parou para fazer aquela continha apenas para saber se você atingiu a cota de portadores de necessidades. Atingir a conta somente?

Olhe para o nível executivo de sua empresa - quantas diretoras mulheres estão lá? São a maioria? Melhor nem perguntar quantos afro-descendentes estão por lá, né?

Enfim, a globalização está aí, a todo vapor, o mundo está se transformando, a informação borbulhando, e as empresas, se adaptando?

Você acha que a diversidade é importante? Conta aqui para nós.

Um abraço e até a próxima...






Nenhum comentário:

Postar um comentário