Resolvi escrever sobre feedback hoje por diversas razões...
Primeiro, que tanto no meio do ano ou chegando no fim de ano, muitas empresas entram no período de reavaliar o contrato feito no início do ano e guiar os empregados de como precisam seguir para atingir os resultados esperados para o fim da temporada ou até mesmo avaliar como foi o ano que está chegando ao fim.
Mas, mais ainda, o tema veio a tona, porque nos últimos meses, tive muitas discussões sobre o assunto.
O que passa pela sua cabeça quando você escuta de um amigo, dos seus pais, irmãos, marido ou principalmente do seu chefe a seguinte frase: "Preciso lhe dar um feedback" ?
Incomôdo?
Ou...
Vem aquela pergunta, "Caraca, o que foi que eu fiz?"
Pois bem, infelizmente a maneira como estamos acostumados a praticar o feedback causa mesmo muita má impressão.
É muito comum nos momentos de feedback as pessoas utilizarem de má fé, ou até mesmo não se preparem adequadamente para de fato fornecer dados para que o outro possa melhorar ou se fortalecer ainda mais seu desempenho.
Diante disso, segue abaixo algumas dicas que escolhi para compartilhar com vocês:
1) Preste atenção onde você dará o feedback. Costumo dizer que feedback é único e instransferível.
2) Atente-se ao tom da sua voz. Dependendo do tom ou a escolha de uma palavra, pode-se colocar tudo a perder.
3) Não adianta falar de algo que aconteceu 1 ano atrás, busque sempre dar feedback próximo ou no momento que você percebeu.
4) Esteja preparado, não vá com informações rasas ou superficiais. Seja específico e não enrole. Ou seja, não diga que a pessoa não é objetiva! Mas descreva os momentos que você identificou isso dela.
5) Cuidado com percepções equivocadas. Principalmente se percepções não são as suas e você queira explicar coisas que não esta convencido.
6) Dê tempo para pessoa colocar o que escutou e a escute com respeito. Não faça do momento de feedback uma disputa de quem tem razão.
E lembrem-se sempre, não há desenvolvimento sem feedback!
E como Laing já dizia...
"Você não é o que pensa ou pretende ser, mas o que os demais percebem."
E aí...pronto para seu feedback?
Um abraço e até a próxima...
Ótimas dicas para novos líderes de equipe que muitas vezes não recebem suporte da empresa para este momento!
ResponderExcluirQue bom Catita...infelizmente muitas vezes o RH acha que as pessoas já sabem o que fazer!!! Estranho mesmo aparecer esse nome ai...hahaha
Excluirbeijao
Acho que pode ser útil lembrar que o feedback pontual também pode ser utilizado para reforçar um comportamento ou atitude positiva. Hesitamos tanto em elogiar quanto em criticar. Protelamos os dois e muitas vezes comentamos o erro quando o desgaste já tornou o problema irremediável. Enquanto deixamos de comentar um ponto forte por acharmos que é óbvio para o outro. Não é. A teoria do ponto cego funciona para ambos os lados da linha. E, por vezes, a chave da transformação passa despercebida no meio da obviedade invisível.
ResponderExcluirMora, super obrigado pela sua visita e pela participação! Adorei...
ResponderExcluirBeijos