terça-feira, 9 de julho de 2013

Preciso lhe dar um feedback!


Resolvi escrever sobre feedback hoje por diversas razões...


Primeiro, que tanto no meio do ano ou chegando no fim de ano, muitas empresas entram no período de reavaliar o contrato feito no início do ano e guiar os empregados de como precisam seguir para atingir os resultados esperados para o fim da temporada ou até mesmo avaliar como foi o ano que está chegando ao fim. 





Mas, mais ainda, o tema veio a tona, porque nos últimos meses, tive muitas discussões sobre o assunto.


O que passa pela sua cabeça quando você escuta de um amigo, dos seus pais, irmãos, marido ou principalmente do seu chefe a seguinte frase: "Preciso lhe dar um feedback" ?

Incomôdo? 


Ou...



Vem aquela pergunta, "Caraca, o que foi que eu fiz?"


Pois bem, infelizmente a maneira como estamos acostumados a praticar o feedback causa mesmo muita má impressão.

É muito comum nos momentos de feedback as pessoas utilizarem de má fé, ou até mesmo não se preparem adequadamente para de fato fornecer dados para que o outro possa melhorar ou se fortalecer ainda mais seu desempenho.

Diante disso, segue abaixo algumas dicas que escolhi para compartilhar com vocês:

1) Preste atenção onde você dará o feedback. Costumo dizer que feedback é único e instransferível.


2) Atente-se ao tom da sua voz. Dependendo do tom ou a escolha de uma palavra, pode-se colocar tudo a perder.


3) Não adianta falar de algo que aconteceu 1 ano atrás, busque sempre dar feedback próximo ou no momento que você percebeu.


4) Esteja preparado, não vá com informações rasas ou superficiais. Seja específico e não enrole. Ou seja, não diga que a pessoa não é objetiva! Mas descreva os momentos que você identificou isso dela.


5) Cuidado com percepções equivocadas. Principalmente se percepções não são as suas e você queira explicar coisas que não esta convencido.


6) Dê tempo para pessoa colocar o que escutou e a escute com respeito. Não faça do momento de feedback uma disputa de quem tem razão.



E lembrem-se sempre, não há desenvolvimento sem feedback!




E como Laing já dizia...



"Você não é o que pensa ou pretende ser, mas o que os demais percebem."



E aí...pronto para seu feedback?




Um abraço e até a próxima...

4 comentários:

  1. Ótimas dicas para novos líderes de equipe que muitas vezes não recebem suporte da empresa para este momento!

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    1. Que bom Catita...infelizmente muitas vezes o RH acha que as pessoas já sabem o que fazer!!! Estranho mesmo aparecer esse nome ai...hahaha

      beijao

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  2. Acho que pode ser útil lembrar que o feedback pontual também pode ser utilizado para reforçar um comportamento ou atitude positiva. Hesitamos tanto em elogiar quanto em criticar. Protelamos os dois e muitas vezes comentamos o erro quando o desgaste já tornou o problema irremediável. Enquanto deixamos de comentar um ponto forte por acharmos que é óbvio para o outro. Não é. A teoria do ponto cego funciona para ambos os lados da linha. E, por vezes, a chave da transformação passa despercebida no meio da obviedade invisível.

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  3. Mora, super obrigado pela sua visita e pela participação! Adorei...
    Beijos

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