domingo, 13 de outubro de 2013

Conto pro meu chefe que estou participando de um processo seletivo?


Esses dias uma seguidora do RH do MORENO no facebook, me falou que estava participando de um processo seletivo mas que não estava se sentindo bem em não abrir isso para o chefe e pediu minha opinião sobre isso.

Como profissional de RH, vou dar um visão do que estou acostumado a ver nesses 15 anos de trabalho.

Já presenciei alguns cenários:

Aqui não vou considerar o grau de intimidade e de proximidade que você já conquistou com seu chefe, pois isso pode sim, fazer que você leve outros caminhos quando está insatisfeito ou procurando outro emprego.



Diante disso, vou aos casos mais comuns...

i) Seu chefe fica desesperado, pois te enxerga como um talento, te faz muitas perguntas, te questiona sobre o que está faltando e já vai atrás do recursos humanos para ver o que pode fazer e tenta uma promoção ou até mesmo um aumento salarial. Se esse era seu objetivo - ponto para você, mas lembre-se, você tem certeza que ele te enxerga mesmo como um talento?

ii) Seu chefe pode até demonstrar um certo desespero, mas ao final do seu anúncio, ele procura o RH e já pede para abrir uma vaga, pois não pode ficar sem ninguém na posição. Ele pode achar um outro candidato antes mesmo de você ter a resposta do processo que está participando, e nessa situação, você não é mais a pessoa comprometida que ele achava que era antes e prepare-se para a famosa frase - você está demitido.

iii) O profissional guardou segredo e só contou para o chefe quando tinha a proposta da outra empresa em mãos.

Adianto que essa é a minha sugestão sempre!

Vamos aos fatos - Para evitar os problemas dos casos citados acima, participe do processo em total segredo, afinal de contas, se você tomou a decisão de ir em busca de outro emprego e não conversou com o seu chefe sobre as coisas que estavam lhe deixando insatisfeito antes, o jeito é seguir em frente e boa sorte!

A partir daí, o jeito é tentar agendar suas entrevistas antes do horário do trabalho ou até mesmo depois que você já saiu do seu trabalho atual. Caso tenha algum dia de folga, devido ao banco de horas, aproveite e use esse tempo para as entrevistas também.

Não precisa...

Cuidado em ficar dando muitas desculpas e inventando as famosas mentiras de visitas ao médico, dentistas, fora aquelas que você começa a matar todos os parentes e amigos. A minha e tenho certeza que a sua mãe diz sempre, mentira tem perna curta e não iria cair muito bem se as desconfianças começarem a surgir para o seu chefe.

Bem, depois de ter arranjando um novo emprego, lembre-se apenas que a lei exige que em caso você tenha uma saída repentina, a possibilidade de pagar o aviso prévio é grande.

E você, tem alguma outra sugestão de como passar por essa situação?

Fale aqui para nós.

Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário