domingo, 19 de janeiro de 2014

A empresa contrata a Universidade ou uma pessoa?


Programas de Estágio, Programas de Trainee, Programas e mais Programas estão cada vez mais em voga dentro das organizações.

Legal e importante isso, não?

É a grande chance de muitos jovens terem uma porta de entrada nas organizações e poderem construir suas carreiras.

Eu comecei a trabalhar um pouco antes de estagiar, mas confesso que quando comecei a estagiar, as oportunidades se tornaram muito claras e efetivas. E já que estou aqui escrevendo isso, não vou deixar de citar pessoas super importantes naquele momento – Roberto Sanches, Claudio Hirata, Maura Domingues, Mauricio Ueno, Marta Handa e Marcelo Oliveira. Bons tempos! J Obrigado por me ensinarem muito naquela jornada.


 Mas o que quero focar aqui hoje é o quanto algumas empresas se permitem focar na contratação de pessoas que estudam ou estudaram em faculdades ditas de 1a linha.

Primeiro, acho que vale lembrar que estamos no século XXI e mais ainda, que vivemos em um país chamado Brasil. Isso mesmo – BRA – SIL – com S. País onde nem todo mundo pode se formar nessas universidades renomadas.

Mas, mais do que isso, minha reflexão é outra. Você está contratando quem - a Universidade ou uma pessoa?

Minha experiência e pelo menos minha opinião é um pouco contrária a isso. Já contratei até hoje muitas pessoas que estudaram nas mais diversas instituições de ensino e mesmo não tendo nenhuma base estatística por trás disso, posso garantir que o fato das pessoas terem se destacado em suas carreiras não foi por causa de suas universidades, mas sim porque são pessoas que se dedicaram e trabalham e trabalharam duro para chegar onde chegaram.

Claro que formação conta e ajuda muito. Mas vale pensar que  um aluno de uma universidade de 1a linha pode não ter sido um grande exemplo de assiduidade, de notas, de aproveitamento enquanto um outro aluno em uma faculdade de 2a linha pode ter sido um grande destaque.

E não é entrega de resultados que as empresas estão buscando? 

Será que o recrutamento e a seleção estão de fato sendo bem feitos nas organizações? Estamos dando oportunidades à todos? 

Não seria melhor deixar todos participarem, independente de qual faculdade se estuda ou estudou, e ter um bom processo seletivo onde se possa contratar o melhor?

Infelizmente, ainda venho escutando muitos líderes e profissionais de recursos humanos optando por não colocar nos processos candidatos de faculdades de 2a linha seja para lá o que for.

Pode até estar soando como um tom de revolta esse post, mas não é, pois sei que muitas empresas já mudaram isso, mas mesmo assim, percebo que muita gente ainda não parou para refletir sobre isso e achei importante trazer essa questão nesse momento.

Porque para mim, nome é indiferente!

#pensenisso

E você o que acha disso? Deixe aqui sua opinião!


Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário