domingo, 9 de fevereiro de 2014

Quão conformado você é no trabalho?


Em 2010 tive como cliente um Diretor de Vendas turco e em um dos nossos almoços achei muito interessante o quanto ele ficava inconformado ao ver os brasileiros serem tão conformados. Um exemplo que ele usou naquele momento foi sobre os atrasos constantes dos voos aqui no país e também o quanto demorava para se achar um portão para desembarque, ficando muito tempo esperando dentro do avião.

E claro que o fato de entrarmos nesse assunto, era porque ele fez uma analogia com relação ao trabalho. 


Se aproveitarmos o momento das Olimpíadas de Inverno, minha pergunta é - Será que aqueles que chegam a conquista da tão sonhada medalha de ouro, se conformaram com seu desempenho?

Mais do que isso, é muito comum vermos no Brasil ainda, uma grande parte do povo brasileiro, se acostumar com muita coisa. A quantidade de assassinatos nos estados brasileiros, se está diminuindo está bom. O alto nível de corrupção que ocorre entre nossos políticos e tudo acaba em pizza, as torcidas organizadas do futebol que se acham donas dos clubes e que podem invadir o local de trabalho dos jogadores e não recebem nenhuma punição e assim vai.

E a provocação acima é apenas para fazer você pensar o quanto no dia a dia nos conformamos com muitas coisas no trabalho:

- Com o chefe que trata mal
- Com a baixa segurança que a empresa oferece para você fazer o seu trabalho
- Com o nível baixo de comida que é oferecida no restaurante da empresa
- Com a falta de limpeza que muitas vezes se encontra nos banheiros
- Com a pressão de você fazer o trabalho que antes era feito por 2 ou 3 colegas, sem ao menos dar apoio
- Com a falta de meritocracia
- Com a politicagem que muitas vezes rolam solta
- Com as falsas promessas
- Com o não cumprimento das leis trabalhistas
- etc, etc, etc.

Mas claro que muitas vezes nos deixamos levar por tudo isso, simplesmente pelo fato de não querer perder o emprego, do medo do desemprego. Que claro, também achamos normal os altos índices e não fazemos as devidas cobranças aos governantes.

Só não podemos esquecer, que muitas vezes, ao aceitar esse tipo de coisa, vamos diminuindo o padrão e achando que aquilo que vivemos é o melhor, e levamos exatamente esse padrão para nossas famílias, nossos amigos, nossa comunidade e deixamos de evoluir. 

Vale ressaltar também o quão é importante conscientizar e incentivar profissionais de recursos humanos, empresários, gestores de pessoas no quanto cada um pode contribuir para a evolução da sociedade e o quão são responsáveis pelo desenvolvimento das pessoas simplesmente pelo fato de viver os valores em suas organizações.

Cobre seus gestores, cobre seus colegas e principalmente cobre-se em sempre buscar o melhor e não aceitar menos que o aceitável. Muitas coisas no trabalho não podem ser relevantes - segurança, saúde e respeito devem caminhar sempre nos mais altos padrões de exigência.

E você, já parou para pensar nisso? Conta para nós.

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário