terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Competição é ruim?


O que mais se escuta hoje na maioria das organizações é a palavra competitivo.

Mas você sabe o que significa competir?


Do latim, siginifica “buscar junto”. O conceito que está por trás é de buscar desenvolver e praticar o seu potencial, o que ocorre mais facilmente quando somos incentivados por outros.

Esses outros normalmente chamamos de concorrentes, e muitas vezes esquecemos que eles são nossos melhores guias de desenvolvimento. São eles que nos fazem buscar sempre o melhor quando também desejam algo que nós queremos.

Exemplo:

- Ter o melhor produto ou serviço

- Ser o melhor do departamento

- Ser o próximo da linha de sucessão do chefe

- Ser o melhor atleta da competição, etc.

Há quem diga que se não houvesse a competição, ou melhor, os concorrentes, não haveria tanto esforço para melhorar, pois não haveria o risco de ficar para trás.

Um outro bom exemplo é a falta de atenção de muitas empresas que possuem seus produtos como líderes de mercado há muito tempo e acabam muitas vezes deixando de buscar melhorias contínuas - correm um sério risco de perderem espaço no mercado e até a liderança de seus produtos.

O que precisa ficar claro para as pessoas e Rhandy Di Stéfano diz bem em seu livro Líder Coach, é que o objetivo real de competir não é destruir o concorrente, mas que você se torne melhor do que você era. Uma competição significa uma pessoa buscando ser o melhor que ela pode, na presença de outro que está fazendo o mesmo. Na verdade, o seu concorrente não é o outro – é o VOCÊ de hoje melhorando a marca do VOCÊ de ontem.
Então lembre-se, competir não significa destruir ou puxar o tapete - cuidado para não confundir as coisas hein?

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário