sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fábula da Convivência - Trabalho em Equipe


Durante a era glacial, quando parte do globo terrestre estava coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio e morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil. 

Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, a se juntar mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos, bem juntos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam- se enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. 

Porém, vida ingrata, o espinho de cada um começou a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou de morte. Assim, afastaram-se feridos, magoados, sofridos. 

Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes, doía muito. Essa, porém, não foi a melhor solução. Afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima mais suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar sem causar danos recíprocos. 

Assim suportaram-se, resistindo à longa era glacial. E... sobreviveram. Sobreviva aprendendo a trabalhar em equipe!



(Autor desconhecido) 




Já parou para pensar como é trabalhar em equipe? Quais as competências necessárias para que isso possa acontecer? Será que depende somente do outro?



Quantas vezes as empresas não fazem os famosos team buildings - contrução de equipes?


Isso é necessário sim. Pois muitas vezes, é importante e necessários treinar alguns membros para que possam trabalhar de maneira eficaz em equipe. 



Existem muitas coisas que podem ser trabalhadas, pois talvez a equipe ou alguns dos membros, devam aprender a: 



- falar em grupo; 

- verbalizar suas opiniões; 
- definir limites e ser capaz de dizer "não"; 
- dar feedback construtivo; 
- aceitar a crítica construtiva; 
- fazer solicitações a pessoas do alto escalão da empresa (por exemplo, expor suas - necessidades em termos de apoio organizacional); 
- negociar; e/ou 
- assumir a responsabilidades por seus atos. 



Deixe aqui seus comentários!



Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário