domingo, 18 de agosto de 2013

Agora as Mancadas dos Selecionadores - A Revanche!



Bem, chegou a hora de falar das "mancadas" do outro lado da mesa. 

É sempre muito fácil apontar as mancadas dos candidatos, não? Então hoje parei para pensar um pouquinho nas mancadas que já vi, eu sendo candidato e confesso também, até mesmo como selecionador.




Vamos lá...


O RETORNO

Começando, e que todos, todos reclamam é a falta de retorno - muitas vezes o candidato envia o currículo e nem sequer recebe um retorno. Mas acho que o pior ainda é que você manda o seu currículo, recebe um telefonema, avisam que vão verificar com o cliente ou até mesmo com o gestor daquela posição e nunca mais você tem nenhuma notícia. 

AS PERGUNTAS INADEQUADAS

Mas não para por ai, recrutadores que se acham no direito de fazer perguntas tão inadequadas e que não mudam em nada eles saberem determinadas coisas. Por exemplo, um amigo gay estava em uma entrevista e perguntaram se ele era casado. Ao responder sim, a recrutadora perguntou, qual o nome dela? Outra pergunta comum é: qual sua religião? Para que serve, me diz!

O JULGAMENTO

Outra coisa que acontece muito é o recrutador receber o currículo e julgar o perfil do candidato apenas com base no perfil da empresa que ele já trabalhou. Consegue "chutar"o nome de uma empresa muito falada? Sim, nossa querida AMBEV.

O CELULAR

Você está no meio da entrevista e de todo um raciocínio e do nada, toca o celular, você preocupado se é o seu e de quem é? do recrutador, que ainda pede licença, atende, demora e volta e diz: Nossa, estamos com um assunto super importante aqui para resolver! Onde paramos mesmo?

A ISCA

Você é chamado para uma determinada vaga e chegando no local, a entrevista começa a partir para outros caminhos e você acaba descobrindo que você está sendo entrevistado para uma outra posição, com salário menor e totalmente diferente do que você foi "iscado". Quando não, avisam que era apenas para te conhecer, e que surgindo uma oportunidade te avisarão em breve.

O CHÁ DE CADEIRA

E quando agendam uma entrevista com você logo cedo, pois você pede que seja no primeiro horário para que não atrapalhe suas atividades no trabalho atual, e você começa a entrevista 1 hora ou mais depois. Muitas vezes porque o selecionador não chegou.

...

É pessoal, apontar o dedo para os candidatos é fácil, não? Mas apontar o dedo para si mesmo, e ver o quanto precisa melhorar os processos seletivos - isso é difícil.

Mas o importante e minha dica é - não deixe de avaliar os selecionadores. Eles também representam e muito o que você vai encontrar se for contratado para essa ou aquela empresa. E não importa se o selecionador é de uma consultoria ou não. É obrigação da empresa fazer parceria com consultorias ou headhunters que podem lhe representar e bem.

Mas e você? Tenho certeza que tem uma história como essas para contar. Que tal deixar aqui uma mancada que você já presenciou ou já escutou? Fale para nós!


Um abraço e até a próxima...
Aproveite e siga o RH DO MORENO no Facebook!


7 comentários:

  1. No quesito perguntas inadequadas, entra o tal famoso "qual é seu signo". Me respondam para que tal pergunta inútil, uma vez que valores, princípios, habilidades e competência não tem nada haver se a pessoa é de aquário, virgem ou capricórnio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibele obrigado pela leitura! Realmente, que os fãs do zodíaco não nos ouça, mas realmente saber o meu signo não iria ajudar muito!!! hahaha - Ainda mais eu sendo virginiano, poderia ser até um problema...rsrsr

      Excluir
  2. Particularmente eu nunca entendi as dinâmicas de grupo. Já tive que encher bexiga e ficar jogando pro alto, fazer máscara de papel... e acho que já deixei uma examinadora brava uma vez porque estava justamente tentando elogiar a dinâmica aplicada naquele dia, pois era baseada no assunto da área. E ela me respondeu que o dia em que eu tive que jogar bexiga pro alto com certeza era "porque tinha um motivo". Se tinha, deveriam ter falado. Eu não acho que se avalia uma pessoa direito com isso.

    Além disso, nunca me esqueço de uma outra dinâmica numa empresa grande, multinacional. Inventaram tantos detalhes que eu honestamente me perdi! Não entendi o que queriam e dei aquela disfarçada, deixei todo mundo ir antes pra ver se eu pegava o espírito da coisa. Fui a última e pasmem, fui selecionada! O avaliador depois me explicou que ao deixar todos irem antes eles me consideraram uma "pessoa muito analítica". Mal sabem que eu na verdade era uma pessoa muito perdida naquela hora. Essa passagem me lembra demais esse artigo de 1999, do qual eu nunca esqueci! Leia porque é divertido!
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0686/noticias/recrutamento-sem-nocao-m0048886

    Fora as experiências de dinâmicas, lembro de uma entrevista pra vaga de estágio no departamento de marketing de um shopping. A entrevistadora, chefe da área, era um tanto peculiar. Berrava de dentro da sala, no meio da entrevista, chamando o assistente. E uma hora sujou os dedos com seu próprio batom e limpou no papel em que estava anotando meus dados!! Eca!!! Eu lembro que comecei a responder mal pra não ser selecionada MESMO.

    E por fim, a tradicional falta de retorno. Fui até a Natura, longe, tendo que pegar estrada, fiz a entrevista e nunca me ligaram para agradecer e dar retorno. Simplesmente deixaram no vácuo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk..adorei Paula....primeiro obrigado pela leitura. Suas observações foram excelentes. Me deu inclusive uma ótima ideia de publicação. Em breve vou falar sobre as dinâmicas de grupo e melhor é sempre o RH falar que se fez aquilo é porque tinha sentido. PAra o RH, sempre achamos sentido! rrrssrs...

      Ah e adorei o artigo....vou public-a-lo aqui...

      Beijos

      Excluir
    2. Boa tarde Moreno, realmente a falta de retorno é muito chato, mas tb sabemos que um RH gira em uma estrutura reduzida na maioria das organizações.
      Uma coisa que acho desumana, é o recrutador ver no currículo que a pessoa está a mais de um ano sem ocupação, e tipo ligam às 12:00 e querem que vc esteja lá no mesmo dia às 15:00, tendo que atravessar várias municípios com esse trânsito abençoado que é do RJ e sem falar em dinheiro...rsrsrsr é realmente desumano.... Sobre as dinâmicas pelo olhar psicológico cada uma tem um significado que o recrutador deseja ver se o candidato tem.... vc sabe bem disso rsrsr então para mim as dinâmicas tem sentido sim!!!!
      Mas uma coisa que eu não aceito nessa área é as expressões corporais, tem todo um "antes", antes das entrevistas, por exemplo: Me ligaram, me deram o endereço certo, mas me deram o ponto de referência errado, cheguei ao local 40 min antes mas por ter que ficar procurando perdi tempo e dinheiro pq tive que pegar outra condução e cheguei com 5 min de atraso, cheguei lá estressada suada pq estava de roupa social, blase etc, foi um ponto negativo pra mim por erros dos recrutadores. (estava visivelmente abalada por algo).
      E outra é essa de ter que falar de nois próprios olhando dentro do olho dos recrutadores, já me peguei desviando o olhar (dizendo a verdade), isso é muito relativo.
      Agora uma que eu achei legal, foi na ultima entrevista que fui onde a recrutadora faz ADM em um Município próprio ao meu ( eu faço RH) e ela me contou quase toda a sua vida e etinerários em seu dia à dia. Acho que tem coisas que tem que ser revistas na área de RH.

      Excluir
  3. Moreno, parabéns pelo sua visão, pois há muitos empreas que não conseguem perceber isso dentro de um processo seletivo.

    Atualmente procuro emprego e posso alimentar muito mais por situações que passei. A última que passei fui fazer uma entrevista as 16h, cheguei no local 20 minutos antes, fui atendido por um funcionário do RH que me informou que faria uma pré entrevista, pois necessitava realizar algumas perguntas que não haviam sido feitas pela consultoria. Respondi a todas as perguntas e ele solicitou que eu aguardasse que faria a entrevista com o gerente do RH, aguardei por 1 hora, enquanto isso outros candidatos estavam realizando a tal da "pré-entrevista"

    Neste meio tempo percebi que um candidato foi embora após essa pré-entrevista e outro ficou na sala por mais de 30 minuto, quando não mais que de repente, me aparece a pessoa que me pré entrevistou e disse que eu estava dispensado e aguardaria um retorno da para a próxima entrevista.

    Uma semana e meia depois recebi um e-mail da consultoria dizendo que eu não havia sido selecionado.

    Pelo fato de trabalhar com RH a anos, acho isso uma imensa falta de respeito com quem está tentando se recolocar no mercado de trabalho, uma área que deveria agir estrategicamente e ter respeito pelos funcionários, não respeita nem o candidato.

    ResponderExcluir
  4. Oi Moreno, você está certo em sua visão.
    O que vem acontecendo é que hoje em dia o profissional de R&S pode ser Jr, iniciante, despreparado... a única coisa que as empresas querem é velocidade ..... Quanto ao perfil: há uma valorização do conhecimento no perfil. Para analisar perfil somente do CV (técnico) um jr pode fazer.. agora para lidar com ética e técnica para levantar perfil comportamental/psicológico precisa ser profissional experiente com qualificação para perceber pessoas, escuta aplicada para atenção franjal e concentrada - identificar os gargalos de comunicação/os silêncios - os detalhes + a avaliação dos testes aplicados. Saber identificar, ouvir e escrever sobre cada candidato é um trabalho que requer conhecimento adequado. Hoje em dia é comum as empresas contratarem pessoas que não tem esse conhecimento. Estão criando perfil à base de "achismo e boa impressão ou simpatia" ... Quando aplicam um teste ou dinâmica, não sabem para que serve exatamente. A postura inadequada de deixar o candidato esperando + de uma hora e outras colocação. Refere-se a falta de ética e compromisso. Não é qualquer curso que vai falar de ética. E vai por aí. Não são todas as empresas, mas são muitas; muitas mesmo. Lamentável.

    ResponderExcluir