quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A cabeça da pessoa do RH enquanto você é entrevistado(a)!


É sempre muito comum encontrar artigos e posts com dicas de como os candidatos precisam se comportar em entrevistas.

Essas últimas semanas, após fazer alguns processos e perceber alguns comportamentos dos candidatos, achei que seria interessante contar um pouco aqui sobre o outro lado da história, para tentar ajudar o candidato a entender o que passa quando ele chega para falar com o RH e principalmente entender o porque aquelas dicas são tão relevantes.

Primeiro de tudo, vamos para a parte mais técnica, apenas para dar um contexto todo para esse post:

Surge a posição, e o requisitante então, busca a área de Recursos Humanos para passar o perfil. 

Nesse perfil constam alguns requisitos:

- Conhecimento Técnico Necessário
- Comportamentos necessários para a posição
- Particularidades da área/gestor
- Além dos Valores da empresa

A partir daí, o RH volta e começa o planejamento de como irá buscar os candidatos e como será o processo quando os candidatos chegarem, como por exemplo:

- Banco de dados da própria empresa
- Indicações
- Divulgação em Universidades
- Contratar uma Consultoria para fazer a vaga
- Buscar candidatos na rede social (Linkedin, etc)
- Entrevistas
- Dinâmicas

Feito tudo isso, chegam os candidatos e agora você está nas mãos desse profissional de RH. 

Mas e agora, como funciona? O que o "erreagá"está buscando?



Importante lembrar, um selecionador é apenas mais um profissional como você, que está fazendo o trabalho dele e para entrar naquela empresa, também já foi candidato e se precisar ou querer buscar outro emprego, volta a ser candidato.

Ele também, provavelmente, recebeu um treinamento de como deve proceder em uma entrevista. As grandes e boas empresas se preocupam com isso, afinal de contas, o selecionador, seja do RH ou da linha, acabam sendo a porta de entrada e não deixa de ser também um mecanismo de venda da própria empresa.

Então, ele também tem um ritual a ser seguido antes de iniciar a conversa, veja alguns exemplos de passos:

- Atender o candidato na hora marcada
- Oferecer e deixar uma água próxima ao candidato
- Antes de começar a entrevista, fazer um quebra gelo
- Agradecer o candidato pelo interesse em  querer trabalhar na empresa
- Explicar quanto tempo mais ou menos irá durar a entrevista e checar se o candidato tem esse tempo disponível 
- Explicar como ele irá conduzir a entrevista, ou seja, informar que haverá tempo para perguntas e dúvidas e,
- Não deixar de informar que ele estará fazendo anotações de alguns pontos trazidos pelo candidato, pois essas anotações, servirão para ele (selecionador), poder lembrar de todos os pontos quando precisar.

Isso é o mínimo que o selecionador deve fazer.

Feito isso, o profissional de RH, normalmente, se preparou para fazer perguntas durante a entrevista. 

Essas perguntas são mais focadas nos comportamentos, e que chama-se de entrevista por competência, pois as perguntas serão para ajudar o candidato a trazer exemplos de competências que são importantes para aquela vaga em questão.

Quando o candidato começa a falar, não ache você que o selecionador, mesmo tendo todas as perguntas anotadas ou já estudadas, vai conduzir como um "robô", pelo contrário, é muito importante que esteja muito atento a tudo que ele ouve, para identificar se algo não ficou incompleto, se o candidato não está tentando omitir algo, ou até mesmo, se algo que o candidato acha que não é relevante, é importante para aquela posição.

E não só isso, também, para que a entrevista tenha uma certa coerência e seja bem feita. Por isso lembre-se...

Enquanto você está falando sobre você, na cabeça do selecionador, está passando muitas e muitas coisas.

Ah sim, a maneira como você se comunica, sua postura, se as suas respostas estão claras, se tem necessidade de se questionar muito a cada pergunta, etc., tudo isso também vai passando na cabeça do profissional de RH.

Claro, como o candidato, esse profissional de RH, lembra-se é um ser humano, pode ter por trás daquela entrevista muitas coisas - um dia ruim, uma preocupação pessoal, uma pressão por fechar logo a posição, ou até mesmo não ser um profissional preparado ainda, então por isso é sempre muito importante você não se deixar apenas ser avaliado e fazer a avaliação daquela entrevista, do selecionador e checar o que te chamou atenção. Isso pode ser um bom termômetro para você já ir conhecendo a empresa e saber se essa é uma empresa que você quer trabalhar.

Mas, mais importante do que isso e tentar se livrar dessas ruins possibilidades, é estar preparado. 

Não ache que a responsabilidade de você ir bem na entrevista é desse profissional de RH, a responsabilidade é sua - de ir preparado. Quando falo ir preparado, não é ir apenas com uma roupa super adequada e um bom perfume, mas sim, contar  bem e de maneira coesa a história que ninguém melhor que você pode contar - a sua história!

Por isso, se você tem dificuldade de transmitir essa história, tem dúvidas de que caminho seguir, minha sugestão é que você procure ajuda, seja um bom coaching ou alguém que possa te ajudar a explicar melhor como se comportar e se dar bem em entrevistas.

Já tinha parado para pensar o que passa na cabeça do cara ou da menina do RH?

Um abraço e até a próxima...

Ah, se quiser ajuda,

Para coaching: Clique Aqui!
Para ajuda em entrevistas: Clique Aqui!


Um comentário:

  1. Não devo e nem quero generalizar, mas particularmente tive péssimas experiências com entrevistadores de Agências de RH. Na maioria, se acham donos da empresa que está oferecendo a vaga. Acho engraçado mas respeito mesmo assim. Outra: Precisam de candidatos assim como precisamos do emprego mas acreditam estar nos prestando um favor; As vezes são arrogantes e muito pouco simpáticos. Estes, despreparados ao meu ver, deveriam passar por vários treinamentos para saber como tratar e também se comportar perante os candidatos. Talvez não possuam a menor vocação mas mesmo assim estão alí para nos 'julgar'.. Durante a entrevista atendem telefonemas, conversam com colegas de trabalho ou são interrompidos, o que demonstra a falta de respeito com o candidato. Candidato este que na maioria das vezes já chega para uma entrevista com uma certa ansiedade e nervosismo (normal) e que no final acaba frustrado, acreditando não ter se saído bem na entrevista para a qual havia se preparado.
    Bons tempos quando a maioria das empresas tinham seus próprios Recursos Humanos com Setores de Recrutamento e Seleção. O tratamento era mesmo mais 'humano'. Acredito que hoje em dia muitos candidatos com potencial são excluídos devido a opiniões errôneas de alguns funcionários despreparados de Agências de RH.
    Pronto, desabafei! rsrs.

    ResponderExcluir