terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como pedir aumento para seu chefe?

Responda rápido:

Seu salário está adequado para o que você faz ou você acha que está ganhando pouco?

Já sabemos a resposta, então veja isso...

Você - "Oi chefe, estou precisando de um aumento."

Seu chefe - "Agora não dá!"

Essa resposta é familiar para você? Você sendo funcionário ou o chefe, não?

E essa conversa do RH?

RH - "Pagamos acima da média de mercado", ou

RH - "Pagamos na média de mercado"

Você realmente acredita nisso?




O grande problema nisso tudo, é que existe um certo medo ou dificuldade de se tocar nesse assunto, seja você o funcionário querendo falar com o seu chefe e você sendo o chefe sendo pego de surpresa para falar desse assunto com seu funcionário.

Já presenciei situações que quando o funcionário toma a iniciativa de falar com o chefe sobre salário, o superior fica completamente perdido, e, ou inventa uma história ou diz que precisa falar com o RH. 

Mas qual o motivo desse assunto ser quase um tabu?

Um pouco do que venho vendo por ai...

A maioria das empresas não falam de salários e não preparam seus líderes para falar e entender do assunto e isso acaba trazendo realmente muita confusão na cabeça das pessoas. As organizações acham que o líder sabe falar de remuneração, benefícios e afins tão bem como o especialista do assunto.

Diante disso, é muito comum as pessoas acharem que a área de RH é uma grande caixa preta e esconde essas coisas. 

Mais comum ainda é escutar entre profissionais de RH que a empresa ainda não está madura suficiente para falar ou para se fazer determinadas ações sobre salários. 

Minha pergunta é - Será a empresa (funcionários) ou a área de RH que ainda não se estruturou para tornar isso algo menos sensível nas organizações?

Mas, voltando ao foco e a grande pergunta do post - Como pedir aumento para seu chefe? Vou confessar aqui - Não achei essa fórmula ainda. Mas...

A minha experiência e minha crença é que as pessoas que conseguem um aumento salarial com mais frequência são aquelas que não pedem, mas sim entregam. O que quer dizer isso?

Pessoas que fazem de fato a diferença - que se empenham, que entregam resultados, que se mostram pró ativos e que fazem o gestor ter certeza ou a dúvida de que precisa mudar rápido o salário daquela pessoa.

Não vou negar também, que por muitas vezes, pessoas conseguem aumentos na hora que pedem demissão - isso pode ser uma estratégia - já escrevi aqui em outras oportunidades, cuidado com os blefes e na minha opinião, se o problema era somente esse, fale com seu chefe antes!

Você melhor que ninguém conhece o chefe que tem, e sabe se é possível ter uma conversa honesta sobre o assunto ou se é melhor mesmo se assegurar de uma outra oportunidade primeiro.

Por um outro lado, o máximo que você pode ter é uma resposta negativa, o que pode já lhe abrir as portas para pedir um feedback.

Agora...se você acha que já está fazendo a diferença faz tempo e sua empresa não vem correspondendo com suas expectativas, você já conversou com o seu chefe e nada está acontecendo, aí vou dar a resposta que vi o Max Gehringer dando um dia e achei simplesmente perfeita:

Você trabalha em uma empresa que adota filosofia salarial do tipo três, ou seja, ela é cega, surda e muda. Assim, não adianta mostrar, porque ela não vai ver. O único jeito é fazer o que ela está fazendo. Se ela é muda, você muda!

Tem alguma outra resposta para essa pergunta? Fale aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...


Um comentário:

  1. Olá! este post vem de encontro com o momento em que vivo na empresa em que trabalho. Desde o inicio encarei um grande desafio e venho obtendo bons resultados junto ao time e a empresa como um todo. Meu trabalho está colaborando com alguns setores chaves e isso me deixa feliz. Contudo, gostaria de pedir aumento de salário visto que tenho entregado minhas metas acima da média. Desta forma, você me deu um bom exemplo de como demonstrar para meus chefes que mereço este aumento como forma também de reconhecimento. Obrigado!

    ResponderExcluir