domingo, 13 de abril de 2014

O mercado está aquecido em 2014?


É muito comum algumas pessoas perguntarem uma as outras:

O mercado está aquecido? Encontrei uma pesquisa que pode falar um pouquinho sobre o mercado dos Executivos no Brasil, o que pode ser também um bom reflexo para os demais níveis.

O ano de 2014 pelo visto será realmente um ano bastante diferente e turbulento, veja a análise da consultoria Laerte Cordeiro, através de sua pesquisa através da Impex (Índice de Medida da Procura de Executivos).

Espero que seja útil!

Um abraço e até a próxima...



A LAERTE CORDEIRO é uma Consultoria em Recursos Humanos, especializada em Recrutamento e Seleção de Profissionais, Outplacement Corporativo, Recolocação de Profissionais, Coaching e demais áreas da gestão estratégica de pessoas, e apresenta, abaixo, os resultados de sua Pesquisa Impex,  relativa ao 1º TRIMESTRE DE 2014.

Embora com leves sinais de uma melhora paulatina mês a mês, nos primeiros três meses do ano,  a oferta de empregos para executivos de Gerência e Direção vai se arrastando, muito longe dos números do início de 2013.  

O ano de 2014 vai sofrer ou se beneficiar dos acontecimentos nacionais mais retumbantes, como Copa do Mundo e Eleições Presidenciais. Se tudo correr bem  a nosso favor, fica a forte possibilidade de que o mercado se aqueça e a procura de executivos apareça e se aqueça mais para o meio e fim de ano. 

Mas não dá para se apostar, por hora. Parece mais adequado aguardar um pouco mais para sabermos, em verdade, o que vai ocorrer neste ano. O 2º Trimestre é, normalmente, o período mais aquecido do ano, com relação à procura de executivos. Vamos todos torcer para que este ano não seja diferente. 

Números:

  • A Pesquisa Impex da LAERTE CORDEIRO estima que no 1º Trimestre de 2014 foram recrutados em São Paulo, pelos meios tradicionais, 700 executivos de Gerência e Direção.
  • No 1º Trimestre de 2013 o número de recrutamentos foi de 1.460, mostrando bem a diferença entre um ano e outro.
  • A média mensal de recrutamentos de 2013, no primeiro trimestre, foi de 486. A de 2014 foi de 233.
  • Os três primeiros meses de 2014 mostraram que o maior número de empregos para executivos destinou-se aos profissionais da Área de Produção/Técnica, com 35% da oferta total.  A seguir, os de Marketing/Vendas, Finanças/Controle, Serviços Internos e Gerência Geral.
  • Os executivos mais procurados no 1º Trimestre de 2014 foram os Diretores/Gerentes de Administração, Gerentes de Manutenção, Diretores/Gerentes Comerciais, Diretores/Gerentes de Vendas e Gerentes de Operações.
  • No Trimestre, os Serviços foram o Setor que mais recrutou, seguido da Indústria, do Comércio e dos Bancos.
  • Os segmentos empresariais que mais buscaram executivos no mercado, no primeiro Trimestre foram Transporte/Logística, Engenharia, Saúde, Plásticos, Farmacêutico/Veterinária, Produto de Consumo de Massa e Auto Peças.

Fonte: Laerte Cordeiro Consultores em RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário