terça-feira, 20 de maio de 2014

As empresas olham as redes sociais antes de te contratar?


Você tem prestado atenção nos posts que tem feito nas redes sociais? Será que isso pode influenciar na escolha das empresas se você estiver participando de um processo seletivo?

As redes sociais estão aí, com mais de 1.6 bilhões de usuários e praticamente públicas. É muito comum encontrar qualquer coisa sobre você ou algo que você já publicou na internet.

Mas as empresas estão erradas?

Vejamos:

Uma pesquisa realizada no ano de 2013 e divulgada pela CareerBuilder constatou que 43% dos selecionadores costumam sim dar uma olhada em algumas coisas:

Você envia seu CV com várias informações diferentes dos dados que aparecem em seu perfil do Linkedin. A empresa pode considerar que você está colocando informações desencontradas e isso pode gerar uma certa dúvida sobre os dados apresentados. E agora? É correto fazer esse tipo de análise? 

Bem, se é correto ou não, isso infelizmente pode acontecer e principalmente no Linkedin, pois essa é uma das redes sociais mais comuns de serem acessadas pelas pessoas responsáveis pelo recrutamento.

Mas outra coisa que hoje algumas empresas estão olhando também é a questão de você fazer posts que façam alusão a qualquer tipo de preconceito - racismo, homofobia, encontrar que você tenha feito alguma atividade ilegal, etc.

Mas confesso que tenho um pouco de aversão sobre as empresas consultarem as redes sociais para definir se vão ou não contratar aquele ou aquela candidato/candidata.

Olhar o Linkedin, que praticamente é mais voltado para as informações profissionais, posso até aceitar, mas também tenho encontrado muitas e muitas pessoas que não têm o costume de atualizarem seus perfis. Mas claro que também acho que é necessário haver uma certa coerência com o que está no Linkedin e o que está no CV.



Mas por um outro lado, facebook, twitter, pinterest, instagram entre outros, são redes muito pessoais e voltadas para que as pessoas se comuniquem com seus familiares e colegas, no entanto, não acho que é correto as empresas buscarem algo nesse tipo de site. 

Até hoje não vi nenhuma regra do que você pode postar ou não nesse tipo de rede. 

Existem coisas, como as que já citei acima (preconceitos em geral, etc) que são contra a lei e que isso rapidamente se espalha e pode causar muita dor de cabeça para o usuário, mas se você é daqueles que gosta de postar cada alimentação que você faz, e se é saudável ou não, se faz check in em todos os lugares que chega, sejam eles divertidos ou não, ou até mesmo ficar fazendo selfies das mais diversas maneiras, isso é pessoal e somente seu e dos colegas que curtem isso com você. 

E tenho uma opinião formada sobre isso - se uma empresa antes de te contratar não te escolher porque achou algo que não gostou nesse tipo de rede social, agradeça aos céus - talvez você não iria se dar bem mesmo naquele ambiente ou trabalhando com aquelas pessoas. 

Ah e por favor, não me venha dizer para utilizar o bom senso, porque com certeza o que é bom senso para mim, pode ser completamente diferente para você, para minha mãe, para o seu cunhado, para a sua tia, para o seu irmão, para aquele seu amigo nerd...

E talvez, aquelas empresas todas que você já fez péssimos comentários no Reclame Aqui, não devem ser o tipo de empresa que você está querendo trabalhar não? 

Independente disso tudo, é bom que lembremos... como diz aquele filósofo e apresentador contemporâneo Pedro Bial - Estamos de olho!

#ficaadica

Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário