segunda-feira, 26 de maio de 2014

MORENO NA COPA: É justo com os suplentes?


Como diria Galvão Bueno - Bem Amigos, começa hoje o MORENO NA COPA! É isso mesmo.



Se você é daqueles que acredita que o ESPORTE pode ensinar muito e pode inclusive trazer bons exemplos para fazermos analogias com o mundo que vivemos das empresas, então não perca os posts que serão feitos a partir de hoje até o final da Copa do Mundo.

A ideia é trazer aqui alguns pontos que acho interessante e que podem fazer a diferença no dia a dia das seleções. Diferença essas, que podem fazer com que elas tenham sucesso ou não durante o mundial. 

Traduzindo - O que as seleções estão fazendo para tentar atingir sua meta, pode servir de exemplo para as empresas atingirem as delas?

Diante disso, trago aqui já um caso para pensarmos:

A FIFA, que dispensa apresentações, estipulou que cada seleção enviasse até dia 13 de maio um relatório com uma pré-lista contendo até 30 nomes de atletas, sem especificar quais seriam os 7 suplentes.

No dia 02 de Junho, ou seja, daqui uma semana, as federações precisam informar as listas definitivas dos 23 jogadores, o que praticamente fecha a lista dos 736 atletas que estarão no Brasil jogando por suas respectivas nações.

Se olharmos a tabela abaixo, apenas 10 seleções apresentaram o que foi chamada de lista final, com os 23 jogadores. Entre essas 10, Luis Felipe Scolari foi um dos técnicos que já divulgou a lista final.

Ou seja, outras 22 seleções, preferiram anunciar uma lista maior, de até 30 atletas para apenas no dia 02/06, decretar quais serão os 23 jogadores que viajarão para o Brasil. 

Diante desses fatos, trago algumas perguntas:

- Qual a melhor estratégia? Deixar claro quais são os 23 jogadores com um mês de antecedência ou apenas divulgar com apenas 10 dias de começar a competição?

- Isso pode fazer alguma diferença na hora que começar a Copa do Mundo?

- Você acha que essa ansiedade que pode causar nos atletas, pode influenciar o rendimento dos jogadores durante os jogos?

Mas para mim, o que mais me chama a atenção...

- Os jogadores que ficarão como suplentes e que possivelmente não terão a oportunidade de atuar no mundial, pode ter algum impacto motivacional para continuarem atuando em seus clubes após a Copa do Mundo? 

-E justo com eles? E com os clubes que eles pertencem?

- Se uma das seleções fosse sua empresa, qual estratégia você seguiria?

Fique a vontade para colocar seus comentários!

Um abraço e até a próxima...

#morenonacopa

Fonte: espn.com

Veja quais seleções já convocaram para a Copa do Mundo:


GRUPO A
GRUPO B
GRUPO C
GRUPO D
GRUPO E
GRUPO F
GRUPO G
GRUPO H

Nenhum comentário:

Postar um comentário