quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CHEGOU: 5 gerações trabalhando juntas! E agora?


Encontrei um texto muito interessante e com uma bela reflexão para algo que por mais que tem se falado, tem se tornado muito comum e poucas empresas estão de fato preocupadas em parar para refletir e começar a fazer algo - a diversidade das gerações.



O que antes era um tema isolado nas diferenças de cor e sexo agora se estende para idade, etnia e orientação sexual. 

Seja qual for a sua posição, visão de mundo ou preconceito pessoal, uma coisa é certa: o local de trabalho é mais diversificado e vem mudando rapidamente. 

Para se manterem competitivas, viável e rentável, as empresas devem continuar a capitalizar sobre o crescimento de mulheres, pessoas de cor, etnia e gays e transgêneros na força de trabalho. 

Mas muitas discussões sobre diversidade tendem a deixar de fora o que está se tornando o elefante branco no local de trabalho - a diversidade geracional. 

Pela primeira vez na história, temos cinco gerações trabalhando lado a lado: 

• Veteranos ou tradicionalistas - nascidos antes de 1946. 

• Baby boomers - 1946-1964. 

• Geração X - 1965-1980. 

• Geração Y (ou millenialls) - 1981-1998. 

E agora temos a geração Z, ou os "homelanders," - nascidos depois de 1998 - chegando na idade de começar a trabalhar. 

Esta diversidade de idade e mais importante visões de mundo é algo que os executivos e donos de empresas nunca tiveram que lidar. 

Não há precedente na gestão de uma força de trabalho variando de 16 a 90 anos de idade. Não existem modelos de gestão comprovada. 

Sendo pioneiro é um negócio arriscado, mas ignorando a realidade pode ser fatal. Cada empresa precisa entender a dinâmica de geração e elaborar um plano que se encaixa a realidade de mercado e cultura da empresa. 

Gestão de talentos não é exceção. 

Cada geração é diferente dos seus antecessores em uma série de maneiras que afetam o modo como os empregadores recrutam, lideram e trabalham na retenção dos funcionários. 

Enquanto todas as gerações compartilham necessidades básicas semelhantes, motivar e engajar cada geração difere. 

Imagine só: 

- Baby Boomers ainda estão na ativa e muitos postos de trabalho.
- Geração X - estão completando 50 anos no próximo ano
- Geração Y e Z serão mais de 75% na próxima década.

 O que funciona para manter os baby boomers não vai atrair ou reter seus substitutos. 

E estas gerações mais jovens pertencem a maior diversidade da história no que se trata de cor e etnia. Esta não é uma onda que vai bater as portas da frente do negócio, mas um tsunami que irá alterar permanentemente o mercado de trabalho. 

Sábias empresas serão aquelas que pararem para analisar sua composição da força de trabalho, fazendo as seguintes perguntas: 

(1) Qual é a composição de gerações de sua força de trabalho (e base de clientes) existente? 

(2) Qual será a composição em cinco anos? 

(3) A proporção de gerações em sua força de trabalho reflete a proporção em sua indústria e sua base de clientes? 

(4) Existe uma concentração maior no staff/horistas/administrativos x cargos gerenciais?

(5) Existe uma taxa de atrito maior entre os membros de uma geração? 

(6) Como a presente e futura composição geracional pode mudar a maneira como você vai fazer negócio? 

(7) No período de 3-5 anos, qual a perspectiva de emprego para a região que a empresa atual que pode afetar a capacidade de executar seus planos de negócios?

Você sente que estamos caminhando para isso?

Um abraço e até a próxima... 


Esse texto foi publicado no Lehigh Valley Business Journal em 08 de setembro de 2014
Figura: Google

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