domingo, 19 de outubro de 2014

Fui demitido! Conto o motivo na entrevista?


Recebi um e-mail de uma leitora que me perguntou sobre o quanto se deve falar a verdade em uma entrevista de emprego, quando o assunto é o motivo da saída do último trabalho. Mais especificamente, ela pergunta se mesmo quando o motivo foi de desligamento por parte do empregador, se ela deve deixar isso claro ao entrevistador.

Minha resposta mais do que rápida é: SEMPRE CONTE A VERDADE, mas vamos entender um pouquinho como funciona o mercado de trabalho, o que os entrevistadores buscam com essa pergunta, etc.



Muito bem, todos que já passaram por uma entrevista de emprego sabe que se tem uma pergunta que é feita sempre  é essa - Qual o motivo da saída dessa ou daquela empresa?

O intuito de entender o motivo da saída é sim, saber as motivações que fizeram aquele candidato buscar uma nova oportunidade, até porque, muitas vezes o que era uma insatisfação naquela empresa, pode ser a mesma que você iria encontrar naquela que você está fazendo entrevista. Outro motivo, claro, é saber se houve alguma questão de violações de políticas, etc.

Mas vamos para o mundo real:

- Você foi desligado da empresa, seja lá qual foi o motivo, na hora da entrevista o que é mais comum de se escutar nesses últimos 6 anos vem sendo o seguinte:

a) O motivo foi a crise. (2008)
b) O motivo foi uma forte reestruturação da empresa diante dos resultados ruins e minha área diminuiu ou foi extinta.
c) O medo da Copa do Mundo fez com que a minha empresa reduzisse 50% do quadro.

Dessas 3 alternativas acima, muitos candidatos ainda fazem uma boa caipirinha.

Mentira isso tudo? Claro que não! Isso vem sendo realmente uma realidade nua e crua das organizações nesses últimos anos. Mas sabemos também, que nem todos os desligamentos ocorreram apenas por esse motivo, pois existem ainda centenas deles:
- Problema de Desempenho
- Problemas com o gestor
- Falta de adaptação a cultura da empresa
- Roubos, desvios, quebras de políticas e por aí vai...

Além desses, não podemos também de deixar de lembrar daqueles onde as pessoas nem imaginam o motivo pelo qual elas foram desligadas: Isso se faz devido a má fé de alguns empregadores, a falta de preparo de um gestor no momento de feedbacks e principalmente no momento do desligamento, etc.

Voltando a pergunta da leitora, e os cenários mostrados acima, o mais óbvio e que vai continuar acontecendo serão respostas prontas.

Até porque, será muito difícil para pessoas que cometeram alguns desvio, infringiram alguma política declarar isso de maneira transparente em uma entrevista.

O único ponto disso tudo, é que muitas empresas estão sim preparadas para esse tipo de resposta padrão:

Existem hoje muitas maneiras das empresas fazerem um levantamento sobre a história do candidato nos últimos empregos. E nesse levantamento, pode sim surgir o real motivo da saída do empregado, além também de uma descrição forte de comportamentos e entregas que esse trabalhador tinha em suas últimas experiências passadas.

Diante disso, a escolha é sempre sua, em dizer ou não a verdade. Mas fique sabendo que da mesma maneira que você pode achar que está se dando super bem na entrevista, você pode ser pego de calça curta e nem ficar sabendo depois o motivo pelo qual não foi chamado para aquela super oportunidade.

Qual sua escolha?

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário