sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PARTE 2: Pós Graduação - Quando é o melhor momento para fazer?


É muito comum a pergunta - quando é o melhor momento para fazer uma Pós Graduação?

Pois é, o melhor momento depende muito de cada um. É necessário saber o que se procura com a pós, o que se espera após terminar a pós e assim vai. Já falamos um pouco sobre isso no post - Pós Graduação vale a pena?

Mas...

O que penso de verdade e costumo dar de orientação para as pessoas que me perguntam é que uma pós graduação normalmente trará alguns temas e disciplinas que quando a pessoa já tem uma certa experiência na área, acaba tendo um aproveitamento um pouco maior, até porque já teve uma certa vivência com o tema e consegue assimilar melhor alguns pontos.

Mas isso não quer dizer que não é bom fazer logo após sua graduação. Depende muito de pessoa para pessoa.

No meu caso por exemplo, já havia atuado na área de RH antes de entrar na Universidade e depois, logo no primeiro ano acabei entrando em um estágio também na área, e a partir daí segui minha carreira. Quando iniciei minha pós, já tinha entre 4/5 anos de experiência em RH, o que de fato me ajudou muito. 

Tive colegas que não tinham experiência nenhuma e também se dedicaram e contribuíram demais nas aulas, e lógico, outras já com muita experiência puderam dar um tom bem legal ao curso e isso foi fundamental para termos uma grande pós-graduação.

Mas para mim, o que mais conta mesmo, é o quanto você estará disposto a se doar para o curso. Muitos entram apenas para ganhar o diploma, mas se é fazer a diferença que você quer, então entre para se empenhar, aprender, dividir com os colegas, perguntar tudo que não sabe, pesquisar, ler, ler e ler muito sobre os temas abordados.

Você está investindo em algo que não é apenas para mostrar no seu trabalho ou imprimir em seu CV, mas sim, é o seu conhecimento que está em jogo e isso sim, será melhor que qualquer CV.



Tenho certeza que uma atitude assim, fará a diferença na hora que você mais precisar.

E um outro comentário que sempre escuto é de que me formo e depois escolho qualquer instituição para fazer minha pós e estou pronto. Será que escolher qualquer instituição é o suficiente para o mercado de trabalho?

Essa resposta você saberá em breve aqui no Blog.

Antes, você tem alguma outra opinião sobre o melhor momento para se fazer uma pós? Conte para nós.

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário