domingo, 23 de março de 2014

Mudar de carreira no meio do caminho?


Recebo muitos e-mails e mensagens através da página do facebook do RH do Moreno de pessoas me pedindo sugestões de como fazer para mudar de carreira e não somente de emprego.


Faz um tempinho e li no Jornal Valor Econômico a resposta de Karin Parodi a uma leitora que estava exatamente com essa dúvida e achei muito interessante a resposta dela.

"...Queria que você conhecesse Chris Gardner. Ele é um pai de família de classe média americana que enfrenta sérios problemas financeiros e pessoais e é abandonado pela esposa. De um dia para o outro, Chris torna-se um pai solteiro e precisa cuidar de seu filho de cinco anos.
Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor. Entra como estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário condizente com os serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa, seja contratado. Não sei se você já viu esse filme. Chama-se "À Procura da Felicidade" e é estrelado por Will Smith. Recomendo que você assista a ele e aproveite suas lições, emoções e o pano de fundo motivacional que nos faz refletir sobre quão capazes somos de virar um jogo, superando desafios que considerávamos impossíveis..."
Realmente não é fácil convencer os recrutadores que você está realmente disposto a muitas vezes diminuir seu salário e até mesmo seu cargo.
Pois é, se você não tem a oportunidade de mudar de carreira já dentro de sua própria empresa, é muito importante se preparar para as dificuldades que irá encontrar no mercado para essa transição.
O que percebo é que a maioria das pessoas acabam não mudando de carreira e continuam muitas vezes no caminho que já iniciaram em sua vida profissional, pois as questões financeiras acabam contando e muito.
Normalmente uma mudança dessas requer que você inicie em uma posição menor que a atual, tanto com relação a cargo, quanto com relação a salário.
Diante disso, se você já está disposto(a) e preparado(a) para enfrentar essa questão, então o primeiro ponto é - prepare um bom currículo.
Se com esse novo currículo, você ser chamado(a) para uma entrevista, prepare-se para enfrentar algumas perguntas:
- Qual o motivo da mudança?
- Está disposto(a) a aceitar de fato uma redução de salário e até de cargo?
O que acho interessante, é que as empresas normalmente chamam para a entrevista, mas ficam com o pé atrás de realmente dar a oportunidade para essas pessoas, mesmo que seja para uma posição inicial na empresa.
Por isso, prepare um bom discurso, mostre que realmente você quer fazer essa transição e que está completamente aberto(a) a dar esse passo, que você tem clareza, certeza e principalmente consciência que está começando de novo.
Outra dica é - NÃO DESITA! Se você quer mudar, encare e vá atrás do seu objetivo.
Ah, se no começo do texto, você achou que a parte que a Karin trouxe era só ficção, não se engane - Gardner existe, e o filme foi baseado em fatos reais e hoje ele é reconhecido por obras filantrópicas, é palestrante, escritor e se tornou um homem rico.
Será que não vale acreditar e se preparar para mudar?
Um abraço e até a próxima...

Fonte:
Trecho retirado de Valor Econômico - escrito por Karin Parodi
Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário