quinta-feira, 13 de março de 2014

Mulheres são Mandonas e Homens são Líderes?


Hoje tive o grande prazer de ver um debate sobre diversidade de gênero. Mediado pela Diretora de Relações Corporativas da DIAGEO Grazielle Parenti, Donna Hrinak (Presidente da Boeing do Brasil) e Ieda Novais (Sócia-Diretora da KPMG) foram as convidadas do evento e trouxeram muitas reflexões interessantes.



Me chamou muita atenção um caso trazido por elas, onde homens são chamados de líderes e as mulheres ainda são Emocionais, Mandonas e Boazinhas. Preconceitos esses que ainda deixam as dirigentes femininas para trás.

Um passo que está sendo dado e já rodando o mundo inteiro é uma ação que está sendo feita e envolvendo mulheres famosas como Hillary Clinton, Beyoncé e muitas outras estrelas americanas.

O que está por trás da campanha, que já tem mais de 1 milhão de visualizações no Youtube, é que se pare de chamar as mulheres de mandonas, ou teimosas e limitem com preconceitos e palavras o futuro das mulheres.

A campanha "Ban Bossy" (Banir a palavra Mandona) é promovida pela organização Lean In, da diretora do Facebook, Sheryl Sandberg.

"Não há limites", diz Condoleeza Rice, primeira mulher a ser secretária de Estado dos Estados Unidos, um dos mais altos e importantes cargos do país, e segunda pessoa negra a ocupar o cargo. Mulheres não são mandonas, não são "mal-comidas", teimosas ou insistentes: elas também são líderes e chefes.

Veja a campanha abaixo:

Vale a pena também citar:

Muitos CEOs, que fazem da diversidade de gênero uma prioridade - definindo metas ambiciosas para a proporção de mulheres em cargos de liderança, insistindo em candidaturas diversificadas para cargos elevados e desenvolvendo programas de mentoring e de formação - estão frustrados. Eles e suas empresas gastam tempo, dinheiro e boas intenções em esforços para construir uma linhagem de potenciais líderes, e depois pouco acontece.

As mulheres não podem desistir não. Lutem pelos seus direitos e se imponham diante dos absurdos. Vocês merecem!!!

E você, já baniu a palavra mandona do seu vocabulário? Conte aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...

Fonte: Google, Youtube, HBR Set/2013



Um comentário:

  1. Muito interessante; Acho que existe um pouco de mulheres mandonas que se acham líderes, e mulheres que exalam a liderança sem precisar mandar, elas influenciam apenas, porque são boas, são admiradas, e conquistam o respeito de todos, acho que o fato da mulher ser mais emoção do que o homem, é uma vantagem porque quando a mulher gosta, ela se entrega por inteiro e quando é no trabalho, ela se dedica, quer melhorar cada vez mais, principalmente se tiver ocupando um cargo de liderança!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir