sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Equilibrio - Vida e Trabalho: Do que você quer ser lembrado quando você morrer?


Nada melhor que voltar de férias e falar sobre Work Life Balance. Desculpe o termo em inglês, mas ele tem se tornado muito comum no mundo organizacional e a tradução disso é nada mais que o equilíbrio entre vida e trabalho.

Apesar do tema ter um ar positivo, as férias serviram sim para pensar um pouco mais sobre o assunto equilíbrio entre vida e trabalho. Afinal de contas, quem é que quando vê chegando o fim dos dias de descanso ou de viagem, não vai ficando com aquela sensação de que passou rápido?

E viajando por esse pensamento e alguns lugares me deparei com um texto em um jornal inglês pelo qual gostei muito e por isso fiz algumas adaptações e a tradução e quero compartilhar com vocês.



Work Life Balance está morrendo como um conceito, e nesse mundo corporativo que vivemos você faz escolhas entre trabalho, vida & família  e a relação em que você faz as escolhas tem suas consequências. Você ou sua família paga o preço ou goza do benefício. 

O problema com o Work Life Balance 

  • O problema com o Work Life Balance é que ele sugere que há uma troca - que um lado deve ser "para cima" e o outro "para baixo", como uma balança que tem dois lados. Usando a palavra "equilíbrio" sugere-se que os dois aspectos são completamente separados um do outro e estão em desacordo, que quando você está no trabalho você não está realmente vivendo. O que não é uma verdade, pois nós gastamos 1/3 de nossas vidas trabalhando. O trabalho é uma parte da vida e todas as partes da vida precisam ser valorizadas. 


  • Work Life Balance como um termo específico significa que trabalho e vida pessoal se realizam em dois momentos distintos. Então, quando você está trabalhando, você deve esquecer a sua vida familiar, e vice-versa. 
Mas...


O que é vida?

Paul Herbert diz: "A vida é o que fazemos. Quanto do que fazemos é focado em o que "nós" queremos e o que os "outros" querem é o principal problema. E isso não é o relógio ligado. Não se trata de medir o tempo - mas sobre o tempo que passa. Não se trata de que os números sobre o relógio que funciona ou não funciona - é sobre o percentual de nossa respiração que gastamos em objetivos dos outros e quanto gastamos para nós mesmos."

E o que é trabalho?

Peter Moorhouse diz isso muito bem - "O trabalho é o que fazemos, não para onde vamos. O trabalho é o que produzimos, não quando nós produzimos. São os problemas que resolvemos e as coisas que criamos. É como nós usamos nossas habilidades e nossa inteligência."

O conceito da integração entre trabalho e Vida Pessoal 

Nós fazemos melhor quando a paixão impulsiona o nosso trabalho e é uma parte vital da nossa vida: algo que nos inspira a criar produtos maravilhosos e significativos. Os empregados são altamente engajados quando seus valores pessoais e profissionais complementam e apoiam um ao outro.

Uma maneira mais realista de olhar para o Work Life Balance não é o de um ponto de troca, mas de um ponto de "escolhas que você faz". A integração entre vida e trabalho é o resultado de pessoas que exercem o controle e as escolhas em sua vida para enfrentar os desafios da vida. Isso pode ser em termos de gestão de responsabilidades do trabalho de acordo com suas necessidades pessoais e familiares. As escolhas de vida irão mudar de acordo com o estágio de vida de cada um - ela é dinâmica, dependendo das circunstâncias do momento. 

Como fazer escolhas entre Vida e Trabalho 

É muito comum escutarmos as pessoas, muitas vezes executivos, dizerem: - "Meu trabalho me faz ser assim e eu não tenho tempo na mão.". A dura realidade dos executivos seniores é que existem alguns trabalhos que tornam muito difícil alcançar o equilíbrio. 

Você fez a escolha de ser famoso e fazer a diferença para o negócio, de modo que haverá um preço a pagar. Se você estiver indo para navegar no mar, a última coisa que você deve esperar é que não haverá ondas e que vai encontrar apenas um mar calmo. Se você está a caminho de uma luta de boxe, esteja pronto para tomar alguns socos. 

Agora a pergunta mais difícil vem quando você tem filhos e família, você pode tomar um decisão unilateral para prosseguir a sua carreira sem ter o consentimento deles? 

Tente responder a estas perguntas para ajudar você a fazer as escolhas entre Trabalho e Vida Pessoal


  • Você quer manter o trabalho/vida pessoal separada ou você está bem com misturar os dois?
  • Qual é o seu foco para os próximos cinco anos - Carreira/Família/Sociedade? 
  • Se você pudesse ter uma hora extra por dia, onde você gostaria de gastar? 
  • Quais são as cinco coisas que você precisa em sua vida para ser saudável e feliz ao mesmo tempo? 
  • Você está satisfeito com o fato de que seus filhos não podem vê-lo(a) frequentemente e você vai perder o crescimento deles? 
  • Você participa a sua família de todas as escolhas e decisões relacionadas ao seu trabalho?
  • Do que lhe tira o stress mais rápido, você pode ter uma dose disso todos os dias ou, pelo menos, duas vezes por semana? 
  • Do que você quer ser lembrado quando você morrer? 

Exemplos de Integração entre Trabalho e Vida Pessoal 

1) A nova mãe/pai pode precisar de tempo para cuidar da criança. 
2) Um executivo de grande sucesso pode pedir para trabalhar meio período por dia para poder começar uma família. 
3) Funcionários podem querer praticar alguns de seus passatempos que eles não poderiam fazer em anos anteriores, como por exemplo: Aulas de teatro e de música, etc.
4) Alguns empregados podem querer fazer uma semana  de 80 horas - como um cientista que pode estar trabalhando em uma nova molécula de drogas que tem potencial para salvar milhares de vidas por ano. 
5) Pessoas próximas a aposentadoria pode querer gastar mais tempo com os graduados para ensinar-lhes e passarem mais experiência de vida.
6) Executivos podem querer fazer uma semana de trabalho de 70 horas - pode não ser uma opção e ele tem que atender clientes que vão ajudar a empresa a sair da crise. 
7) Um empregado pode querer fazer horas extras, pois ele precisa fazer mais dinheiro para levar para a família. 
8) Quando você está sem dinheiro - o valor do tempo pode ser mínimo e você pode querer fazer horas extras para obter mais ganhos e voltar nos trilhos. 

Em vez de culpar alguém por sua situação, assuma o controle de sua vida e faça escolhas em torno dela - assuma as consequências. 

E o mais importante, seja feliz, essa vida é apenas por uma vez!

Você tem assumido o controle da sua vida? Pense nisso.

Um abraço e até a próxima...


Fonte: Jornal The World Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário