quarta-feira, 24 de setembro de 2014

TENDÊNCIA: Você é ou conhece um generalista do RH?


É muito comum em qualquer profissão, que quando você começa a ser fiel a sua carreira, você deixar de prestar atenção no que está mudando, ou até mesmo, ver que o que está acontecendo de diferente mundo afora.

Nada de mal nisso, não é?

Mas, como esse blog adora colocar assuntos de RH em discussão, fomos dar uma olhadinha para fora da janela e ver como anda a carreira de recursos humanos por aí e analisar algumas tendências e principalmente checar se alguma delas têm afetado o profissional de RH.



E não que seja surpreendente, mas no mínimo curioso, de acordo com um estudo da SHRM - uma organização focada em estudos sobre a área de Recursos Humanos, ao longo dos últimos 25 anos, tem havido um acentuado declínio no número de profissionais de RH com mais de 15 anos de experiência em RH especificamente. E um aumento acentuado de pessoas com menos de 5 anos de experiência.

Não vale você que não é da área de RH dizer que deve ser por isso que tem encontrado tanta falta de profissionalismo nos processos seletivos - lembra do nosso recente post? Odeio entrevista de emprego!

Outro fator que chama a atenção é o fato de que papéis generalistas na área de RH estão diminuindo. 
Logo, se você é um generalista de RH, sim, aquela posição de consultor, business partner, ou alguma outra que possivelmente algumas empresas estão começando a estruturar agora, mas mesmo assim, está achando que está cada vez mais difícil conseguir um emprego, pode ser um sinal de que essa situação seja verdade. Nos últimos 25 anos houve queda de 20% em posições generalistas de RH, sendo que nos últimos 5 anos, o declínio foi de 10%. Se por lá (EUA) está acontecendo isso - será que pode ser um sinal de alerta?

Mas se você quer ir para o caminho onde a tendência é diferente - que tal se especializar na área de recrutamento? Pois é, a área de recrutamento é a que tem mostrado um forte aumento do emprego nos últimos seis anos.

E com relação a educação dos profissionais de RH, bons resultados – o número de profissionais de RH com pós graduação aumentou 25% nos últimos 6 anos, o que significa que maior ênfase está sendo dada na formação em RH. Isso nós sem dúvida nenhuma já estamos vendo por aqui, não?

Só lembrando que esses dados foram extraídos do estudo da SHRM - Society for Human Resource Management. Os dados foram colhidos de participantes associados, possivelmente americanos. Mas, toda tendência que ocorre por lá, normalmente está bem interligada com que acontece aqui.

E aí, o que você acha dessas tendências? Parece fazer sentido para você? Sentiu falta de alguma?

Comente.

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário