sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pontos com o chefe, síndrome do e-mail ou medo de tirar férias?


E já que o Blog entrou em férias esse mês, achei um gráfico quem vem muito a calhar com o momento e também para dizer que o blogueiro tirou 15 dias de férias, o que não vem sendo uma tendência principalmente no que se refere ao mercado americano, como podemos ver no gráfico abaixo (fonte Vox).

A partir dos dados, originários do Bureau of Labor Statistics, cerca de 9 milhões de americanos tirava uma semana inteira de férias em julho de 1976, contra apenas 7 milhões  que conseguem tirar uma semana cheia de descanso agora em  julho de 2014.




Mas o que isso de fato pode significar nos dias de hoje? 

Por mais que a legislação brasileira exija que os dias de descanso sejam de fato descansados, minha experiência em 21 anos de trabalho mostra que as empresas possuem uma dificuldade enorme de seguir isso a risca.

Talvez em áreas mais operacionais, o planejamento consegue ser mais rígido do que em áreas administrativas, sem falar na dificuldade dos executivos mais seniores das empresas seguirem as leis locais.

Colocando tudo isso em perspectiva, arrisco a dizer então que essa também é uma tendência no Brasil, me permitindo dar algumas opiniões livres sobre essa tendência.

1) Medo de perder emprego?

Há alguns anos o que mais se escuta quando se fala em mercado de trabalho, é a guerra de talentos. Além disso, por mais que nosso governo atual diga que a taxa de desemprego vem caindo, todos sabem que é uma pura ilusão, pois a taxa não vem caindo, mas sim o número de pessoas que querem ter um trabalho informal e não ter registro em carteira de trabalho é que vem aumentando. Além do que, a dificuldade de se conseguir um bom trabalho quando você está desempregado é grande, além da super competição que fica no ar, quando você deixa a empresa por um tempo, fica aquela sensação de que você não fez falta, principalmente em tempos que as palavras mais usadas nas empresas ultimamente vem sendo - reestruturação, cortes, redução de custos e transformação. Aí com tudo isso - "Bora" Trabalhar!

2) Ganhar pontos com o chefe

Ainda nessa linha, talvez não medo de perder emprego, mas sim, achar que vai ganhar pontos com o chefe ou em outras palavras - vender-se ao sistema. Tudo para mostrar o quanto você é comprometido com a empresa ou responsável com o momento que a empresa está vivendo. De novo, em tempos de restruturações e de onde os mais fortes são os que se relacionam cada vez melhor com os níveis mais altos - Ponto para você! 

Um único ponto curioso disso tudo, é que a legislação brasileira dá um prazo de até 23 meses para os empregados e as empresas se programarem para esses períodos de descanso - o que será que acontece hein?

3) Internet para todo lado?

Ontem mesmo, os dados do IBGE mostraram que mais de 50% dos brasileiros possuem acesso a internet. Mas, mais do que isso - vou chamar da Síndrome da Tecnologia - Não consegue ficar longe do que está acontecendo - Tablets, Smartphones, wi-fi em todos os cafés e restaurantes das esquinas dos centros comerciais, Whats App, SMS, E-mail no celular e daria para citar muito mais coisas aqui. Isso tudo faz com que as pessoas fiquem mais atentas e principalmente prontas para responderem qualquer emergência ou dedicar um tempo do descanso para resolver aquele probleminha que você não tinha tido tempo de resolver antes de tentar sair para aquele passeio. Passeio? Sim, passeio naquele lugar onde também tem wi-fi para você poder fazer um check-in, acessar seu facebook e claro - dar aquela espiada no que está acontecendo no seu trabalho. E assim, o ciclo não para.

E você? 
Já deixou de tirar férias que estava programada na última hora? 
Por um momento, sentiu medo de sair de férias por algum motivo?
Resolveu cancelar as suas férias para mostrar pro seu chefe - "Tamu junto"! 
Ou não conseguiu deixar de ficar olhando os e-mails do trabalho durante o que você chamava de férias?

Se isso aconteceu, também sugiro você a ler o post anterior desse blog: Equilíbrio - Vida e Trabalho: De que você quer ser lembrado quando você morrer?


E vamos que vamos que as férias acabaram! ;-)

Um abraço e até a próxima...

Fonte do Gráfico: Vox

Nenhum comentário:

Postar um comentário