sábado, 10 de janeiro de 2015

Você acha que perde tempo nas reuniões de trabalho?


Você sempre achou que participar das reuniões do seu trabalho é aquela perda de tempo?

Pois é... encontrei um estudo onde você não está sozinho nesse pensamento! E o melhor, se você achava que isso era só no Brasil, você está enganado - o estudo é dos gringos - os americanos. Parece que tiraram uma foto daqui!

Uma pesquisa realizada em 2012 pela ManageElite com 948 pessoas dos níveis - executivos (20,7%), diretores (31,5%), gerente de nível médio (35,4%), e supervisores (12,4%) deram a seguinte resposta:


Das últimas 10 reuniões que eles compareceram:

51% disseram que nada foi efetivo em 5 ou mais reuniões que participaram. E mais do que 53% desse grupo, que nada foi efetivo em 7 ou mais.

Apenas 8,9% disseram que algo foi produtivo em todas as 10.

Mas olhem que interessante...

Alguns desses gestores pensam que quando eles são os donos das reuniões, eles fazem um excelente trabalho.

90,4% disseram que quando eles estão no comando da reunião, tudo é eficiente.

Ao serem perguntados...

Quais são os maiores problemas que evitam que as reuniões sejam eficazes? Veja o que eles responderam:

44,7% - existem pessoas que protegem seu território

38,3% - sempre aparece uma ou duas pessoas que dominam a discussão

34,6% - as pessoas ficam querendo apenas se defender

31,7% - é uma questão de política interna

30,9% - as pessoas não estão preparadas


NÃO COMEÇA E NÃO TERMINA NO HORÁRIO

Os entrevistados disseram sobre as últimas 10 reuniões que participaram:

38,7% disseram que não começaram na hora combinada

40,5% que não terminaram no estipulado

Qual foi o número médio de pessoas participando de uma reunião?

7 pessoas foi o número médio de participação.

Qual o tempo médio que duram as reuniões que os entrevistados participam?

61,1% de todas as reuniões duram pelo menos uma hora ou mais.

MAS O QUE TODOS ACHAM

A maioria dos executivos e gerentes acham que o número de reuniões que frequentam é o correto:

61,6% acham que participam do número certo de reuniões

22,4% dizem participar de muitas (no entanto, 32,3% dos executivos de alto escalão dizem que participam demais de reunião)

16% dizem que ainda não participam de todas que ainda precisam estar.

E você? Refletindo sobre esses pontos também acha que as reuniões que vocês lideram são super eficazes? 

Bem, preciso parar aqui pois advinha? Estou indo para uma reunião! :-)

Um abraço e até a próxima...

Fonte: manageelite.com



2 comentários:

  1. Muito interessante esse seu post amigo Paulo Moreno, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e que bom que foi útil. Abraços e até a próxima...

      Excluir