segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como lidar com uma demissão


Quando se fala em demissão, muita gente tenta desviar de assunto e prefere nem pensar nisso. Mas é importante saber lidar com alguns sentimentos caso um dia por um acaso ela chegar.

A ideia aqui, diante da minha experiência é trazer as preocupações que se manifestam no momento que ocorre a demissão, pelo menos o que já ouvi de muitos funcionários quando ocorreu.

Uma das preocupações que mais escutei no decorrer desses anos, é o fato de como vai ser chegar em casa e enfrentar a família, comunicando a própria demissão. Como será que eles vão reagir a notícia? O que será que vão pensar de mim? E como vou fazer para pagar as despesas agora? 

Já li em algumas literaturas que uma boa parte dos demitidos não comunicam à família sua demissão por um bom tempo, isso inclusive foi refletido em um das animações da Pixar - Os Incríveis, quando Beto ao perder a paciência com seu chefe e ser demitido, ele chega em casa e não conta nada para sua esposa, até que Helen, sua esposa acaba descobrindo.

Outra preocupação e também super comum é  que os amigos vão pensar agora sobre mim e minha demissão. Como de fato contar? O que eles vão dizer? Será que vão querer continuar com a amizade?

Uma preocupação e com certeza a mais amedrontadora de todas é de pensar como será sobreviver sem o salário e garantir o mesmo padrão de vida que a família está acostumada.

E claro, o medo também de ficar muito tempo sem se recolocar. Como está o mercado de trabalho? E a crise? 

Esse momento é muito delicado, pois todas essas preocupações podem influenciar no processo de recolocação. Ansiedade, falta de focar o que realmente precisa além da perda da confiança. Mas como evitar essas preocupações nesse momento tão delicado?

Óbvio que não dá para tirar a preocupação e colocá-la na estante durante esse momento. Mas fui pesquisar o que alguns especialistas recomendam nesse momento para tornar tudo menos sofrido:


  • - Em vez de ficar remoendo suas preocupações, procure criar possíveis alternativas e soluções. 
  • A melhor maneira de bani-las de sua mente é analisá-las, identificando os pontos positivos e negativos. E depois, decidir sobre os passos mais eficazes para atingir seus objetivos: conquista da nova posição, continuidade de sua carreira ou formação do próprio negócio.

  • - Concentre e direcione seu foco, talento, pensamento, energia, inteligência, relacionamento e trabalho para o dia de hoje. Lembre-se das palavras de Thomas Carlyle: O nosso principal objetivo não é ver o que se encontra vagamente à distância, mas fazer o que se acha claramente ao nosso alcance .

  • - Remova os ontens de sua mente pois, como afirmou Sir William Osler aos alunos da Universidade de Yale, eles têm levado tantos tolos a caminho do pó... O fardo de amanhã, acrescentado ao fardo de ontem e carregado hoje, faz com que os mais fortes vacilem. Isolem o futuro tão hermeticamente, como passado... O futuro é hoje... Não há amanhã. O dia da redenção é hoje.

  • - Lembre-se que a vida em si é o maior de todos os bens. Superior a qualquer outro bem material, inclusive o emprego. O profissional, qualquer que seja o nível de sua preocupação, tem capacidade para transformar cada segundo numa eternidade de felicidade , desde que arranque a venda dos olhos. Daí a sempre válida recomendação do escritor judaico Paulo de Tarso: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente .

    - Na vida, haverá de encontrar inúmeras preocupações. Não poderá ser de outra maneira. Caso contrário, ela seria monótona, repetitiva, vazia e sem desafios. Mas, a despeito da demissão, você poderá escolher. Aceitar as coisas inevitáveis, adaptar-se rapidamente a nova realidade, ou arruinar o seu processo de prospecção de um novo trabalho, deixando-se dominar pelas preocupações. 

  • Portanto, rejeite todos os sentimentos negativos decorrentes da demissão e aceite-a de boa vontade. 

  • A sua aceitação como algo normal na vida de qualquer profissional é o primeiro passo para se gerenciar as conseqüências dos problemas e das preocupações. 

  • Bem, bola pra frente...

  • E você, tem alguma outra dica para acalmar as preocupações em um momento de demissão? Conte aqui para nós!

  • Um abraço e até a próxima...


  • Fonte: Gutemberg de Macedo
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário