domingo, 29 de setembro de 2013

Não coloque em seu currículo!

Nesses longos anos de profissão já chegou nas minhas mãos os mais diversos tipos de formatos de currículos e é interessante como encontro currículos dos mais diversos tipos, formatos, cores e até diga-se de passagem perfumado.

Para tentar ajudar você a elaborar um bom currículo, além de você poder encontrar um bom modelo em minha publicação - Currículo antes e depois aqui vou tentar listar algumas das coisas que não têm necessidade de você colocar em seu currículo.




Sugestões:

- INFORMAÇÕES PESSOAIS

Nome, telefone fixo, celular, e e-mail são informações essenciais para constar no seu CV. Endereço completo e lista de todos os documentos não são usados para nada e são completamente desnecessários.
Lembre-se que o endereço do seu e-mail também pode te prejudicar, então, cuidado com o endereço eletrônico que você irá disponibilizar em seu documento.

- APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO

Erros de Ortografia na era digital, diversas palavras em inglês e siglas que só eram entendidas na sua empresa, não fará do seu CV o mais atrativo e de fácil entendimento. Evite-os!

Cuidado com o excesso de criatividade - um formato Arial 12, organizado e dividido em tópicos relevantes é o suficiente. Não precisa jogar perfume, utilizar letras nada discretas e nem colocar em formatos altamente diferentes. Isso tudo pode chamar a atenção do selecionador, mas também pode parar por aí mesmo.

Apresentação é importante - Muitas empresas hoje pedem para o candidato levar uma cópia do CV na dia da entrevista. Cuidado para não chegar com uma cópia toda amassada, suja ou rasgada. Esse documento é que representa sua imagem e pode depor contra sua empregabilidade.

- CRONOLOGIA

O CV deve conter uma ordem cronológica que faça sentido. O mais comum é colocar sua experiência profissional de na seguinte ordem - do atual/última para a primeira experiência profissional. Aqui você pode escolher as 3 ou 4 experiências que você classificar mais relevante. Experiências muito curtas, ou que não agregaram muito aprendizado, acaba não trazendo muita relevância.

O período que você ficou em cada empresa é fundamental e precisa constar no CV. Não precisa se preocupar em colocar o dia exato, mas atente-se ao mês e ano de cada experiência. Apenas complementando ao informado acima, para as empresas com curta duração, se você achar relevante, você pode citar na hora que estiver fazendo a entrevista.

- FOTOS

Ao menos que a empresa esteja pedindo ou você esteja concorrendo a uma vaga de modelo/manequim, não tem necessidade de colocar fotos em seu CV. Mas claro, o documento é seu e se você quiser colocar uma fotinho lá, evite fotos com bonés, decotes, óculos escuros, sem camisa, etc. Acho que isso não irá representar bem nesse momento.

- TAMANHO DO DOCUMENTO

Um bom CV é aquele que apresenta de maneira objetiva e sucinta todas as informações importantes de sua experiência profissional. Os especialistas dizem que um CV com no máximo 2 páginas é o ideal, e para posições gerenciais e executivas no máximo 4. Algumas consultorias enviam modelos para serem preenchidos e pedem para que seja completo e com todas as informações.

- SALÁRIO

Não aconselho escrever o último salário e tão pouco escrever salário a combinar. Essas informações com certeza serão discutidas em uma primeira ligação e certamente serão negociadas no final caso você seja o candidato(a) escolhido(a).

- INFORMAÇÕES NÃO VERDADEIRAS

Colocar cursos que você não fez, falar que você tem um nível de inglês ou qualquer outra língua diferente do que você realmente tem, e até escrever uma experiência que você viu no CV de alguém da internet que ficaria linda no seu seu, pode lhe gerar um certo grau de constrangimento na hora que você se deparar com as simples perguntas sobre você e os rápidos testes que podem ser feitos no decorrer das entrevistas. Por isso, se eu fosse você eu pensaria duas vezes antes de inventar qualquer coisa.

- COMPETÊNCIAS

Criativo, focado, orientado em resultados, ambicioso, determinado, paciente, flexível, trabalha bem em equipe, líder nato e pró-ativo. Se a empresa quiser saber se você realmente tem alguma dessas competências, eles vão te perguntar e mais do que isso, realmente esteja preparado para dar bons exemplos de momentos que demonstram todas essas experiências. Para evitar o mesmo caso da dica acima, não precisa expor todas as competências que você acredita ter em seu CV.

E lembre-se, além de suas fortalezas, ter consciência de seus pontos de desenvolvimento é fundamental, mas também deixe para contar isso no dia da entrevista, não precisa colocar isso no seu documento.

Já presenciou mais alguma coisa que gostaria de registrar aqui como sugestão de não colocar no CV? Fale aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário