sábado, 7 de dezembro de 2013

Como deixar seu LinkedIn atraente?


No meu trabalho de Job Hunter sempre sugiro aos meus clientes que atualizem ou tenham cadastro no LinkedIn. Hoje são quase 8 milhões de pessoas cadastradas no Brasil e isso vem fazendo que as empresas e consultorias utilizem essa ferramenta para buscar candidatos.

Mas como ter um LinkedIn que atraia mais e seja mais efetivo na busca dessas empresas, consultorias e headhunters.



O RH do MORENO ajuda você:

1 - O sistema de busca do LinkedIn faz a sempre a busca pelas palavras que aparecem abaixo do seu nome de usuário. Lá você pode colocar seu cargo ou profissão.

2 - Se você está efetivamente buscando um nova trabalho e quer escolher entre um dos lugares para investir para ser visto, minha sugestão é que seja o LinkedIn. Não tenho um estudo que prove isso, e tão pouco qual o  nível é melhor e que mais procuram, mas o que percebo falando com meus colegas da área é que de nível de Analista para cima, a rede é sim um bom lugar para estar e se cadastrar.

Quando falo em investimento é que o site lhe permite escolher alguns planos:

Job Seeker, Talent Basic e Talent Finder - O que diferencia os mesmos são as facilidades que cada plano desses oferece:

Eles dão a possibilidade de visualizar que acessou o seu perfil, visibilidade completa da rede, Mensagens com pessoas que você quer entrar em contato diretamente e pesquisa premium , que oferece filtros e alertas mais avançados. 

Para começar e sentir como será, invista primeiro no Job Seeker se quiser e depois você decide se isso está lhe ajudando o quanto você quer. Você pode alterar o plano a qualquer hora!

3 - Não deixe de colocar uma foto atualizada e boa. Evite fotos exageradas e/ou com muito decote. Vi outro dia que perfis com fotos são sete vezes mais vistos. Acho que vale a pena colocar a foto hein!

4 - Importante customizar seu perfil ou a URL da página. Você pode ir direto na edição do perfil e edite o endereço que aparece abaixo da foto:

Exemplo - br.linkedin.com/in/paulomoreno/

Agora comece a trabalhar os dados como se fosse trabalhar seu CV:

5 - Colocar o cargo, empresa ou experiência é primordial. Lembre-se que em suas configurações você pode deixar liberado que toda vez que fizer alguma alteração nos seus dados, todos que te seguem poderão ver e até lhe dar os parabéns, caso seja uma mudança de cargo devido a uma promoção ou até mesmo um novo trabalho.

6 - Colocar no resumo de sua experiência profissional frases e palavras chave, e que você que é do ramo sabem que podem ser chamariz para os consultores e headhunters. 

Exemplo: Sindicato, Gerenciamento de Crise, Fusão e Aquisição, etc.

7 - Ao incluir os idiomas, coloque também seu idioma nativo. 

8 - Formação Acadêmica é sempre mais um ponto que pode chamar a atenção, não deixe de completar todos os campos.

9 - Já participou de algum projeto que pode ser importante mencionar? Lá existe um espaço que você pode incluir o nome do projeto e até explica-lo e incluir pessoas que participaram com você.

10 - No campo de competências e especialidades no perfil, todas que você colocar lá podem ser confirmadas pelos seus seguidores. Não sugiro que essas competências apareçam em seu CV. 

11 - Sugestão: Mantenha sempre seu perfil atualizado. Faça do LinkedIn uma rede realmente profissional e quando puder, faça publicações de artigos/conteúdos relevantes.
12 - Além disso, não deixe sempre de ver o que a página oferece. Você pode seguir empresas e ficar mais próximo de vagas e oportunidades dessas empresas, além de participar de grupos e dividir e ver muito conteúdo bom. 

Explore-o e deixe-o melhor possível. Quanto melhor o perfil, maior pode ser a chance de ser visto e com certeza notado.

Tem mais alguma dica para dividir conosco? Diga aqui!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário