segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Como e quando pedir aumento?


Continuando com a série que fala de remuneração, hoje é dia de dar dicas de como pedir aquele aumento salarial tão pensado, mas que muitas vezes fica guardado aí com você, pois não tem a coragem de falar com o chefe.

Pior que isso ainda, as vezes, você adora a empresa que está, mas como não tem coragem de conversar de salário com seu chefe, acaba indo ao mercado, consegue um novo trabalho e aí tudo começa a mudar na sua vida. 

Vem aquela angústia de como pedir demissão, aí, ao falar com seu chefe, ele pede para você segurar e te faz uma contra proposta. Você logo pensa, puxa, precisei pedir demissão para ele me reconhecer. Claro que ele pode não ter gerido bem a situação, mas você poderia ter evitado esse desconforto, caso tivesse tentado falar com ele antes, não?



Eu sei, parece tudo fácil quando colocamos no papel e para ajudar você a pensar como negociar melhor seu salário, pensei e pesquisei algumas dicas:

1) Você conhece como funciona a política de administração salarial de sua empresa? Quais são os critérios adotados? Tem algum mês específico que são realizados os méritos? Caso não conheça, sugiro procurar o RH da sua empresa e entender todos os detalhes sobre essa política.

2) E como anda os resultados da sua empresa? Se ela não estiver passando por um bom momento financeiro, não precisa nem dizer que o seu chefe pode ter um bom argumento para dizer não, não é?

3) Quando você pensa em suas entregas, tem sido consistentes? Está atingindo seus objetivos? Se sim, pode ser um caminho bom para começar a conversa.

4) Tem alguma competência que você recebeu  feedback que precisa fortemente desenvolver? Caso positivo, essa hora é importante saber antes como ele observa a evolução do desenvolvimento dessa competência.

5) Outras pessoas receberam aumento e você não? Consegue pensar um motivo plausível para isso? Ou acha que foi perseguição? Caso a resposta foi sim para essa última pergunta, a melhor coisa é perguntar o motivo.

6)  Você chegou a ver se o mercado está realmente pagando mais para uma posição similar a que você está?

7) Caso viu que o salário da outra empresa está melhor, você chegou a ver se os benefícios e o bônus também estão de acordo com o que você tem atualmente? Lembre-se que é sempre importante você pensar na sua remuneração total.

8) Já pensou em pedir novos desafios? As vezes uma outra posição maior, uma transferência podem lhe proporcionar isso.

9) Pensou em tudo e decidiu pedir aumento? Vá para a próxima!

10) E se a resposta for NÃO? 
Não desista! Já chegou até aí, agora é hora de perguntar outras coisas que podem levar ao aumento. Pergunte o que está faltando para você conseguir um melhor salário. Verifique e alinhe quais são as expectativas dele e compare com as suas. Entenda ponto a ponto e tenha claridade sobre todos os motivos que não o levaram ter um aumento nesse momento, pois isso é importante para você poder fazer a escolha de aguardar um pouco mais ou de buscar um aumento em outro lugar.

Mas a dica maior aqui é: Tudo que é combinado não sai caro. Seja assim com seu salário, com sua carreira ou com um simples projeto. Alinhe sempre antes e saiba qual a expectativa do outro para você ser e ter o melhor sempre. Com isso, tudo ficará apenas nas suas mãos.

Tem alguma outra dica para compartilhar? Conte aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário