segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Como fazer um pedido de demissão?


É muito comum nessa época do ano as pessoas começarem a buscar novas oportunidades de trabalho. Claro que o RH do MORENO já deu algumas dicas antes para você pensar antes de tomar a decisão de sair - Veja - Como escolher o trabalho ideal?

Mas, se você já pensou em tudo e decidiu que vai sair mesmo, agora é hora de pensar na comunicação para sua empresa e na melhor maneira de se comportar a partir daí. 

Então, qual a melhor maneira de se fazer isso?



Algumas dicas:

- Se você já tomou a decisão e já acertou tudo com a outra empresa, comunique o quanto antes a sua empresa atual. Isso é um sinal de respeito e profissionalismo, pois ajudará a empresa encontrar alguém para seu lugar.

- Caso você não conseguiu anunciar antecipadamente, o ideal é cumprir pelo menos 2 semanas. Lembrando que é importante conhecer qual a política de desligamento da sua empresa - muitas delas exigem o cumprimento do aviso prévio - 30 dias.


- Seja claro e objetivo - Óbvio que seu chefe irá querer saber do motivo de sua saída. Então vá preparado, inclusive para receber uma contra-proposta. Cuidado para não parecer apenas que você estava tentando fazer leilão com seu salário. Isso pode não pegar bem.

- Não precisa falar mal de ninguém nesse momento, muito menos da empresa. Esse momento, como todos os outros durante sua carreira, o melhor a se fazer é lembrar que você é profissional e se estava lá até aquele momento, é exigido no mínimo respeito, para com a empresa, o seu gestor e as pessoas que ali ficam.

- Não saia da conversa com seu gestor e já vá enviar um e-mail ou sair fazendo fofocas no corredor. Momentos como esse possuem um ritual de se chamar a equipe e o gestor fazer o devido anúncio. Não se precipite. E mais do que isso, você sai avisando todo mundo e seu gestor horas depois te chama novamente para lhe fazer uma oferta super atraente - lá vai você de novo ter que sair falando que mudou de ideia. Chato não? Contenha-se!

- Se você ainda está no meio de algum projeto ou trabalho importante, verifique e organize como irá terminar ou fazer a devida transferência do trabalho. Você pode deixar uma péssima impressão e até mesmo prejudicar a empresa faltando com essa responsabilidade.

- E claro, se seu chefe lhe ameaçar, sim já vi chefes que ficam falando que vão ligar para o seu novo empregador, que não vão assinar sua carta para levar ao RH, etc - lembre-se, você está no seu direito como trabalhador e não caia nessa, é só um momento de ciúmes ou irritação por você ter trocado ele/a por outro/a. Leve na brincadeira e fale que assim que estiver lá, pode indicar o nome dele/a também. :-) - O melhor nessa hora é não contrariar.

E você tem alguma outra dica para dividir conosco? Conte para nós!

Se estiver nesse momento, sucesso em sua comunicação e em sua nova jornada!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário