sábado, 16 de agosto de 2014

Quando do nada você é incompetente...

Você conhece o princípio de Peter?

Saiba o motivo que muitas vezes, do nada, você não serve mais para aquela empresa...



O conceito central diz o seguinte - Numa hierarquia, todo empregado tende a subir até seu nível de incompetência. Ao se tornarem incompetentes, não mais serão promovidos, mas isso não é suficiente. Também deverão ser removidos  da posição pela qual são responsáveis. Do contrário, a organização pode afundar, quando a quantidade de incompetentes  em suas fileiras alcançar certa massa crítica, tornando-a incapaz de executar suas funções com eficiência, eficácia e competência.

O princípio de Peter se baseia na observação de que as organizações têm hierarquias. Os novos empregados quase sempre começam nos níveis mais baixos. Ao serem bem sucedidos e se mostrarem competentes em suas atribuições, são promovidos para o nível hierárquico imediatamente seguinte, e assim por diante. Quando chega em uma posição que não consegue mais dar os resultados esperados, então, o processo é interrompido.

Mas e daí? Por que estou trazendo isso?

Por mais que discordo totalmente, infelizmente é o que mais acontece todo dia nas organizações.

É muito comum as organizações tomarem decisões precipitadas em vários aspectos: 
As pessoas vão recebendo promoções porque vão entregando resultados, porém será que elas de fato estão preparadas para assumir uma posição acima ou até mesmo uma posição nova?

Muitas vezes, não tem um critério ou não se tem claro o que se quer da posição e a incompetência começa a surgir - Mas será mesmo que a pessoa que ocupou a posição tem culpa disso?

Quantos investimentos já não foram feitos pela empresa para esses profissionais e do nada, deixarem de servir!

A única coisa que as pessoas esquecem é que muitas vezes se pensa no curto prazo e não se aproveita de fato todo o potencial humano. Quantos incompetentes que você já viu virar um grande sucesso mais tarde? #ficadica

Um abraço e até a próxima... 


Esse conceito foi trazido pelo Dr. Laurence J. Peter - professor associado de Educação na Universidade do Sul da Califórnia. Em 1968 ele publicou o livro - Princípio de Peter.

Uma parte do conceito foi extraído do livro Uma aula com Peter Drucker - Ed. Campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário