quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Idade é uma barreira no mercado de trabalho?



Venho recebendo alguns emails e mensagens de profissionais que estão com dificuldades de conseguir uma recolocação e atrelam isso a idade.

Confesso que estava um pouco resistente em escrever algo sobre isso, pois mesmo já presenciando muitas vezes nas organizações situações preconceituosas com relação a idade, ainda estava querendo acreditar que isso não era um problema generalizado.

E ao começar a explanar melhor sobre esse assunto, o que não faltou achar na internet, e claro fora dela, foram relatos de profissionais altamente qualificados, com média de idade entre 40 e 50 anos, que estão completamente fora do mercado de trabalho. O mais interessante, é que analisando um pouco melhor o perfil desses profissionais, eles possuem experiências, ou posso arriscar a dizer que um perfil muito em linha ao que as empresas estão buscando.

O que encontrei também nos relatos, é que nem chamados para uma entrevista, essas pessoas são chamadas.

Outro ponto bastante interessante, é que nos últimos anos, li muitas revistas e reportagens falando da falta de mão de obra qualificada em diversos segmentos de mercado e mesmo assim, as empresas ainda resistem em contratar profissionais que não sejam jovens.

Quem já não ouviu uma história assim?

Era uma vez uma empresa que em um momento ao buscar reduzir custos, uma das soluções foi trocar os executivos mais seniores da empresa, diminuindo assim a linha de salários. Ao fazer isso, contratam jovens executivos, que são normalmente solteiros, cheios de energia, e recebem salários bem menores que os antigos profissionais.

Esses jovens executivos, por terem seu foco apenas no trabalho, acabam tendo uma dedicação e tempo dentro da empresa muito maior, exigindo de seus diretos o mesmo, que acabam se incomodando e começam a pedir demissão ou não renderem o suficiente para aquela exigência ou situação.

Daí, o negócio começa a não funcionar, troca-se muitas pessoas, as decisões acabam não sendo as mais assertivas e quem esses jovens executivos vão procurar para ajudar?

Os antigos executivos, que voltam como consultores e ajudam esses jovens executivos com um processo de mentoring. E assim vai sem mesmo de fato reconhecer que a experiência é importante para as organizações.

E o que dizem os especialistas?


Também vi especialistas dizendo que depende da área, o mercado ainda prefere profissionais mais experientes, tais como: Área Financeira, Empresas de Engenharia, Bancos e Consultorias.

As áreas que exigem um maior contato com a tecnologia, cada vez mais, exige-se que o perfil seja mais jovem.


Enfim, esse assunto talvez seja bastante difícil de ter um caminho certo a ser dito e de se chegar a uma conclusão. Talvez somente quem de fato passa ou passou por isso pode falar com maior propriedade.

E qual sua opinião sobre isso?

Você já sentiu discriminação por causa da sua idade? Qual o melhor caminho a se fazer nesse caso?

Conta aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...

2 comentários:

  1. Muito oportuno seu texto Moreno.
    Como profissional de RH, tenho me deparado com esta situação diariamente, passou dos 40 anos, tem cheiro de naftalina. Para mim, um absurdo, pois como bem relatou são profissionais bons e dentro do perfil solicitado pelas empresas.
    Fico pensando, como será daqui 10 anos ou até menos talvez, se a taxa de natalidade está cada dia menor.

    Abraços,
    Dyamilla Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Dyamilla, obrigado pela leitura! Exclente o seu ponto....interessante também pensar que isso pode ser grandes tendências e como já ir se preparando e aproveitar as oportunidades do futuro, não?

    Um abraço

    Paulo Moreno

    ResponderExcluir