domingo, 15 de setembro de 2013

Ligo ou não ligo por um retorno após a entrevista?


Não consigo precisar quantas vezes já participei de entrevistas e não obtive retornos. E confesso, que o outro lado também é verdadeiro, já entrevistei mais de 800 pessoas na minha vida e confesso, não dei 800 retornos.

Motivo: Devem ter sido muitos! Esquecimento, Falta de Tempo, Pressão em resolver outros assuntos e assim vai. 

É infelizmente isso acontece, e muito, e com praticamente todas as empresas. Claro que muitas empresas criam um email automático logo que encerra o processo, apenas informando que o processo seletivo acabou e talvez seja pelo menos uma boa maneira de eliminar a ansiedade do candidato.



Mas o que quero abordar aqui na verdade não é o fato do retorno ou não retorno, apesar de achar que todas as empresas deveriam dar uma satisfação aos candidatos, o que quero falar aqui é...

Ao sair da entrevista e ficar no aguardo de um retorno, como proceder?

Você aperta a mão do entrevistador, que agradece sua ida até a empresa e a ansiedade começa naturalmente a tomar conta de você. Primeiro pela simples fato de estar concorrendo a algo e o desejo de saber se foi bem. Outro fator, é porque muitas vezes estamos sem emprego ou até mesmo querendo muito trocar de trabalho e a vontade de resolver essa situação acaba tomando conta dos sentimentos.

Como abordado acima, precisa-se analisar também que tipo de posição você está concorrendo, pois dependendo do nível, demora-se mais para se dar um retorno, isso hoje é muito comum.

Mas ligo ou não ligo? Envio um email perguntando sobre o processo?

Eu sou a favor de que se entre em contato SIM! 

Por que?

Porque ao sair pela porta o mundo dentro da organização continua e tudo pode acontecer, por exemplo:

- A empresa passa por um momento ruim e precisa congelar as contratações;
- A estratégia muda e o perfil da vaga precisa ser alterado;
- O gestor é desligado e é necessário aguardar que ele seja substituído;
- As pessoas que estão envolvidas na seleção não estão com agenda, por diversos motivos  como: viagens, férias, excesso de reuniões;
- Cancelamento da posição;
- Excesso de zelo em se tomar a decisão, e isso pode demonstrar uma vontade maior de se ocupar a posição, etc.

Esses são só alguns exemplos do que pode surgir no dia a dia, e vamos, devido a ansiedade, criando vários pensamentos sobre o que está acontecendo nas empresas e com um simples gesto, podemos nos focar para a próxima ou segurar a ansiedade um pouco mais.

Confesso que não vejo nenhuma fórmula mágica para enfrentar esse momento de espera por uma notícia que pode mudar o rumo das nossas vidas. O que aconselho é ter calma e sem dúvida nenhuma muito bom senso para lidar com esse momento.

"Obrigado por sua participação, assim que tivermos uma posição, entraremos em contato para dar retorno sobre a entrevista." 

E você tem experiências positivas ou negativas para dividir conosco?

Conta para nós!

Um abraço e até a próxima...

Foto: google

8 comentários:

  1. Também sou a favor de ligar. Entendo que o fato de um candidato ligar para saber como vai o seu processo indica no mínimo o seu interesse pela posição ou companhia. Nos dias atuais, o processo de contratação nao é somente responsabilidade da companhia contratante, mas também do candidato a vaga. Cada vez mais vamos nos aproximando do modelo onde os candidatos escolherão as companhias e nao o contrário. Voltando ao modelo atual... a minha melhor experiência de processo de recrutamento foi com a Kellogg no Mexico, tendo um contato de feedback a cada etapa avançada. Em contra partida a pior experiência... bem.. deixa pra lá! Fabian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos...Ótimo Fabian!

      E eu acredito que o fato de dar retorno ao candidato é mais um ponto bastante importante do candidato falar bem da empresa e continuar admirando a mesma. Muitas vezes as empresas não sabem o poder que tem com as pequenas coisas.

      Obrigado pela leitura! :-)

      Abraços

      Moreno

      Excluir
  2. Sou a favor sim de ligar para saber o andamento do processo de seleção. Mas, acredito que visão de muitas empresas em relação ao candidato em ligar ou enviar um e-mail para saber os detalhes do processo seletivo, pode passar uma impressão de incômodo ou de muito impaciente. Pois vejo que muitas empresas se sentem desconfortados em responder a certas perguntas de candidatos, como na verdade, deveria ser o contrário, ter o prazer e a satisfação de responder sim a todas as perguntas vindas de candidatos. Mas, infelizmente ainda percebo que isso está muito longe de acontecer. Eu mesmo já solicitei retornos a feedbacks de processos seletivos de empresas que participei e nem ser quer obtive o retorno por e-mail e nem por telefone. Entendo perfeitamente os dois lados, tanto da empresa, como do candidato, mas acho que deveria haver mais feedbacks em respostas aos processos seletivos, pois isso demonstra que empresa é séria e tem muita preocupação e o total respeito aos candidatos.

    ResponderExcluir
  3. Emerson, estou com você! Como disse acima, as empresas podem melhorar ainda mais a imagem delas, mas não se preocupam com isso.
    Obrigado pela leitura! :-)

    Abraços

    Moreno

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Venho passando por isto há alguns meses com muitas entrevistas. Somente 10% dão um retorno sobre o processo e somente 1 empresa se prontificou a responder qual foi o ponto que faltou que foi a empresa MAN Latin América que está de parabéns.
    As demais, quando são de meu profundo interesse eu entro em contato sim porque eu já recusei uma oferta esperando que uma outra desse certo porque o andamento das etapas foram positivas e eu desejava muito aquela vaga, acabei ficando sem nenhuma.
    As empresas deveriam valorizar este retorno que é muito importante ao candidato que muitas vezes perde outra oportunidade na esperança de conquistar esta oportunidade e ainda vejo que existe Recrutadores mal preparados pois dão expectativa ao candidato, quando este deveria ser imparcial. Esta falta de feedback na minha opinião deixa uma imagem negativa da empresa.
    Então a minha dica aos candidatos é que entrem em contato sim pedindo uma posição deste processo seletivo. E às empresas que deem atenção a este detalhe que não é difícil de se pôr em prática, assim a imagem da empresa e candidatos saem ganhando.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem?
    Sempre tive uma dúvida quanto a processos seletivos, que talvez seja interessante você abordar em algum post. O que os entrevistadores realmente desejam descobrir quando nos perguntam se estamos participando de outros processos, o que uma resposta positiva (ou negativa) influi no andamento do processo? Meus parabéns pelo blog. Abs

    ResponderExcluir
  7. Eu SEMPRE ligo quando não há um feedback... E como também sou recrutadora, acho muito válido quando um candidato demonstra interesse em saber sobre o andamento do processo, mesmo quando o mesmo ainda não foi finalizado.
    Moreno, Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir