sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que fazer diferente para se desenvolver ainda mais?


Estamos chegando em mais um fim de ano e como todos os anos, começamos a refletir no que podemos fazer diferente para prosperar e estar mais feliz no ano seguinte.

A partir daí, começamos a pensar em como podemos fazer para se desenvolver e crescer para o ano que depositamos as esperanças que tudo será melhor e mais feliz.

Bem, primeiro de tudo, já que estamos refletindo sobre o futuro, é hora também de buscar entender o que nos trouxe aqui até agora. Identificar os erros do passado, tirar proveito desse conhecimento e pensar como não errar mais, e sim, aprender com isso, já é um grande passo para trabalhar como fará diferente.



Mas eis aqui algumas maneiras que acredito que podem ser bastante efetivas para um processo de desenvolvimento e crescimento:

Cursos Profissionalizantes

Frente às dificuldades e competitividade que enfrentamos na busca do primeiro emprego, além da disputa daqueles que acabam de se formar, sejam em cursos técnicos ou até mesmo nas universidades por todo o país, pensar em fazer cursos rápidos e eficientes hoje para quem não tem a possibilidade ou não quer investir quatro ou cinco anos dentro de uma sala de aula, definitivamente pode ser uma boa saída.

E os cursos profissionalizantes estão cada vez mais valorizados. Buscando a vigência desse segmento na carteira profissional, o MEC listou uma série de cursos que podem ser feitos a partir do ensino médio. 

Confira o catálogo com todos esses cursos aqui.

Mentoring

Essa palavra vem do inglês, apadrinhamento, mentoria. O mentoring nada mais é que uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajuda outra menos experiente.

A pessoa que você pode escolher ou contratar como mentor, acaba virando uma espécie de conselheiro e é alguém que tem vasta experiência profissional no mesmo campo de trabalho que você está buscando ajuda. 

Coaching

O processo de coaching tem foco em ajudar pessoas a avançar em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos e criar a versão do coachee da vida ideal e da carreira ideal. O foco é nas possibilidades futuras e como transformá-las em realidade.

Para entender mais sobre o que é coaching - Veja post do RH do Moreno

Treinamentos

Se você optar por treinamentos, lembre-se que aqui você pode adquirir conhecimento ou habilidades de mais curto prazo. O ideal é que você escolha algo que você já conheça e queira aprimorar ainda mais.

Terapia

E aqui vou me arriscar também a sugerir a terapia. Afinal de contas, quem nunca ouviu aquela celebre frase: "todo mundo precisa de terapia". Se é verdade, confesso que não sou tão especialista assim para dizer que sim, mas se fosse falar pelo que já vivi e vi das pessoas, aí sim, tenho propriedade para dizer que sim - que ajuda e muito.

Para mim o principal nesse processo, que vou me permitir chamar assim aqui, é o fator do auto-conhecimento, da auto-consciência. Você pode passar a se perceber melhor, prestando muito mais atenção, principalmente, nas escolhas que faz.

Agora vou indo pois já vou começar meus planos para o ano que se aproxima.

E você, tem mais alguma sugestão para dividir aqui conosco?

Um abraço e até a próxima...

Ah, e se você está pensando em mudar ou encontrar um novo emprego - não deixe de consultar o serviço do RH do MORENO. 

Envie um e-mail para ipcdam@me.com ou através das Mensagens na página do Facebook - Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário