sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Melhor empresa para se trabalhar. Será?



Em 16 anos de carreira, já trabalhei em algumas empresas. Algumas delas, faziam parte do seleto grupo que carregavam o selo de melhor empresa para se trabalhar. Outras, preferiam não concorrer, porque tinham suas razões, fossem elas globais ou até mesmo crenças e vontades locais.

Em todas elas, houve sempre a discussão se deveria ou não participar da pesquisa e mais do que isso, se realmente estar eleita entre as melhores empresas para se trabalhar era de fato um atrativo para talentos.

Claro que participar da pesquisa, a empresa acaba recebendo um material muito rico, pois não deixa de ser uma pesquisa de clima, um bom diagnóstico do ambiente de trabalho da empresa.



Mas o que trago aqui é de fato uma reflexão com você leitor desse blog:

Quanto de fato você se sente atraído por uma empresa, simplesmente porque ela ganhou o carimbo de melhor empresa para se trabalhar?

Não vou negar que saber se aquela empresa que você está concorrendo a uma vaga, ou até mesmo buscando uma oportunidade de emprego tem um bom ambiente de trabalho é ótimo. Mas será que de fato só isso basta? Será que o que o que estão dizendo ali naquela matéria, ou naquela pesquisa se encaixa de fato ao seu perfil de trabalho?

Valores, a cultura ou segmento da empresa não são fatores mais importantes de serem avaliados?

Uma empresa não participar desse tipo de pesquisa, acaba de fato perdendo em atratividade de talentos?

Pode ser que já exista uma pesquisa que responda todas essas perguntas e que de fato sejam positivas. Mas como não achei em minhas buscas para compartilhar com vocês então lanço aqui mais uma pergunta para você...

Você já escolheu trabalhar em uma empresa apenas porque você viu na revista que ela era a melhor empresa para trabalhar naquele ano?

Fiquei curioso por sua resposta. Conte aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...





2 comentários:

  1. Eu posso dizer que: já trabalhei por alguns anos na melhor empresa para se trabalhar no Brasil e me arrependo profundamente dessa escolha. No inicio foi a realização dos sonhos em fazer parte da "melhor" mas aos poucos percebi que aquela pesquisa realizada pela Great Place To Work era simplesmente manipulada e nós colaboradores fomos obrigados a responder tudo em excelência. Hoje trabalho em uma das 10 melhores e estou muito feliz e motivado, o clima é demais, as pessoas são parte do negócio, independetemente do cargo ou depto que atuam, e todos amam o que fazem. Isso sim é válido na hora de escolher ou participar de um processo seletivo. Minha dica é: procure conversar com algum amigo (se possível) que trabalha nesta empresa. Veja os processos e tire dúvidas e avalie se é isso mesmo o que você quer para sua carreira, as vezes os melhores são as maiores decepções profissionais.

    ResponderExcluir