quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os cuidados em um processo seletivo


Há anos o que mais escuto e vejo nos grandes encontros com profissionais de RH e lendo revistas e artigos é que a busca por talentos está cada vez mais acirrada.

E de fato, a busca por alguns perfis não é tão fácil.

Mas parando para refletir, comecei a pensar que muitas empresas possuem uma dificuldade tremenda de fazer um processo seletivo que realmente cause um impacto positivo em um candidato, seja ele talento ou não, até porque, falar de talento hoje também é algo bem relativo.

Por outro lado, também dificilmente se vê empresas que possuem um processo rigoroso.



Com isso, algumas percepções que trago aqui:

Dificilmente escuto pessoas falando que teve um processo de entrevista perfeito, até porque, a empresa busca perfeição do candidato, mas muitas vezes, a empresa peca e muito na condução do processo, fazendo que o candidato fique em dúvida em aceitar ou não uma proposta. (Ao menos que a empresa seja renomada, muitas vezes isso acaba sendo despercebido)

Também tenho percebido, que os processos são contraditórios. Afinal de contas, se a empresa está buscando O TALENTO, aquele que entrará no plano sucessório de uma posição crítica - quão profundo tem sido esse processo de recrutamento? Vejo que a maioria das empresas têm medo de colocar o candidato em um processo realmente rigoroso, introduzir testes, ou até mesmo têm dificuldades de saber o que de fato está avaliando.

A cada dia que passa, outro problema bastante recorrente, é o surgimento de diversos profissionais que só pensam neles próprios, em seu rápido crescimento de carreira, custe o que custar. E aí, devido ao fato de não gastar tempo suficiente e analisando um perfil além daquele que vem escrito no CV, as empresas acabam trazendo para dentro de casa uma bomba de conflitos de personalidades, além de habilidades sociais completamente inadequadas. Ou vai dizer que você nunca viu na empresa aquela pessoa que destoa de todas as outras? Respeito as diferenças? Que nada - falta de investimento de tempo em recrutar pessoas que entram para agregar ao negócio.

E não vou deixar de reforçar o quanto é importante dar um retorno quando um profissional não tem sucesso na entrevista. Além de causar uma boa impressão da organização, pode com certeza permitir ao candidato repensar sua abordagem nas próximas entrevistas e quem sabe garantir um futuro bem melhor. 

Um bom medidor de como as empresas investem no processo seletivo, é ver se os líderes que participam das entrevistas, participam de treinamentos de como fazer um processo seletivo exemplar.

E sua empresa, tem um processo seletivo bem desenhado? Cuida dos candidatos?

E você já reparou no cuidado que tiveram com você nos processos seletivos que participou? 

Conta para nós!

Um abraço e até a próxima...

2 comentários:

  1. A maioria das empresas nem feedback dão. uma grande falta de respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Patricia. Mas o que estou observando é que isso está sendo o menor dos problemas!!! Uma grande pena. Obrigado pela leitura. Um abraço

      Moreno

      Excluir